Do que essa foto é imagem
as séries fotográficas “Plano de Vôo” e “Úmido” do artista Cao Guimarães
Mots-clés :
Cao Guimarães, Colecionismo, Acervo fotográficoRésumé
O presente artigo tem como intuito analisar as séries fotográficas “Plano de Vôo” e “Úmido” do artista mineiro Cao Guimarães. Resultantes de um processo de retorno ao acervo, o artista acaba por nos propor novas visualidades em meio aos resíduos imagéticos. No decorrer das investigações, busca-se entender motivações que influenciaram os métodos e os processos criativos do artista. Paralelamente, são levantados diálogos com outros artistas fotógrafos à luz de um mesmo aspecto conceitual e teórico, sugerindo interações poéticas entre as obras.
Références
BAQUÉ, Dominique. La fotografia plástica. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2003.
BENEDETTI, Raimo. Disparo cinematográfico: a fotografia entre o estático e o cinético. Revista Zum, São Paulo, 8 jun. 2018. Disponível em: < https://revistazum.com.br/radar/disparo-cinematografico/>. Acesso em: 20 ago 2020.
COTTON, Charlotte. A fotografia como arte contemporânea. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
GONÇALVES, Fernando. Imagens em trânsito: fotografia contemporânea e experiência estética em “Gambiarras” de Cao Guimarães. Revista Contracampo. Niterói, n. 2, v. 27, p. 49 - 70, ago/nov 2013.
GUUMARÃES, Cao. Cao Guimarães: depoimento [2013e]. Depoimento concedido para a exposição Ver é uma Fábula (2013). Disponível em:
<https://www.youtube.com/watch?v=hDxXkPXWt6A>. Acesso em 09 set 2020.
___. Cao Guimarães: São Paulo: Galeria Nara Roesler, 2015. Catálogo da exposição Depois. Disponível em: <https://nararoesler.art/usr/documents/exhibitions/list_of_works_url/57/catalogo_cao3.pdf>. Acesso em 15 jun 2020.
___. Cao Guimarães: depoimento [2018]. Entrevista concedida ao Programa Cineastas do Real. Disponível em: <https://globosatplay.globo.com/canal-brasil/v/6450606/>. Acesso em: 02 ago 20.
LINS, Consuelo. Cao Guimarães: arte documentário ficção. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.
___. Temporalidade e experiência sensível nos trabalhos de Cao Guimarães. In: DUBOIS, Philippe; FURTADO, Beatriz (Org). Pós-fotografia, pós cinema: novas configurações das imagens. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2019, p. 287 – 294.
NAVAS, Adolfo Montejo. Fotografia & poesia (afinidades eletivas). São Paulo: Ubu Editora, 2017.
PICADO, Benjamim; LINS, Consuelo. Dimensões da relação estética na obra fotográfica de Cao Guimarães. In: Encontro Anual da Compós, 25, 2016, Goiânia. COMPÓS, 2016
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Lília Márcia de Sousa Pessanha 2021

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Les auteurs des œuvres soumises à Revista do Colóquio autorisent leur publication sur des supports physiques et électroniques, uniquement à des fins académiques, et peuvent être reproduites à condition de citer la source. Ils attestent de leur originalité, de leur paternité et de leur originalité.



