Aprisionamento disfarçado de refinamento

Considerações sobre o ensino de “arte” para mulheres no século XIX

Authors

Keywords:

Educação, História da Educação, arte, feminismo

Abstract

This article aims to reflect on the teaching of “art” to women in the 19th century, based on the considerations of the Brazilian author Ana Mae Barbosa, regarding the idea of ​​artistic practices as symbols of refinement for women from the elites. In this brief study, we intend to observe the teaching of “art” as a form of imprisonment disguised as refinement, since artistic practices were seen as almost obligatory for young women who intended to marry.

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Author Biographies

Diego Ribeiro , UFES

Mestrando em Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciado em Artes Visuais (2016) e bacharel em Arquivologia (2011). Pesquisa a relação entre os processos de criação e práticas pedagógicas de professores-artistas. 

Thays Alves Costa , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes-2020). Mestrado em Artes (2018), na concentração em História, Teoria e Crítica de Arte, pela mesma instituição, com a dissertação Os ideais de Jean Dubuffet para a concepção da Arte Bruta. Licenciatura em Artes Visuais (2015), também pela Ufes, com a monografia Considerações sobre a expressão na Arte Bruta. Desenvolve pesquisa sobre a Arte Bruta e a influência do anarquismo stirneano na produção teórica de Jean Dubuffet. Integra o projeto Vida e obra de Gerd Bornheim: correspondência, recensões e datiloscritos originais sobre Filosofia da Arte e História da Filosofia. 

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Published

09-08-2023

How to Cite

Ribeiro , D., & Costa , T. A. (2023). Aprisionamento disfarçado de refinamento : Considerações sobre o ensino de “arte” para mulheres no século XIX . Revista Do Colóquio, 13(21), 161–178. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40969