Aprisionamento disfarçado de refinamento

Considerações sobre o ensino de “arte” para mulheres no século XIX

Authors

Keywords:

Educação, História da Educação, arte, feminismo

Abstract

This article aims to reflect on the teaching of “art” to women in the 19th century, based on the considerations of the Brazilian author Ana Mae Barbosa, regarding the idea of ​​artistic practices as symbols of refinement for women from the elites. In this brief study, we intend to observe the teaching of “art” as a form of imprisonment disguised as refinement, since artistic practices were seen as almost obligatory for young women who intended to marry.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Diego Ribeiro , UFES

Mestrando em Arte pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Licenciado em Artes Visuais (2016) e bacharel em Arquivologia (2011). Pesquisa a relação entre os processos de criação e práticas pedagógicas de professores-artistas. 

Thays Alves Costa , Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes-2020). Mestrado em Artes (2018), na concentração em História, Teoria e Crítica de Arte, pela mesma instituição, com a dissertação Os ideais de Jean Dubuffet para a concepção da Arte Bruta. Licenciatura em Artes Visuais (2015), também pela Ufes, com a monografia Considerações sobre a expressão na Arte Bruta. Desenvolve pesquisa sobre a Arte Bruta e a influência do anarquismo stirneano na produção teórica de Jean Dubuffet. Integra o projeto Vida e obra de Gerd Bornheim: correspondência, recensões e datiloscritos originais sobre Filosofia da Arte e História da Filosofia. 

References

ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotas: mulheres da Colônia.- condição feminina nos conventos e recolhimentos do sudeste do Brasil, 1759- 1822. Rio de Janeiro: José Olympio, Brasília: Edunb, 1993.

ALVES, Gilberto Luiz. O Seminário de Olinda. In: NASCIMENTO, Bruno César; OLIVEIRA, Ueber José de (org.). Os Pensadores do Espírito Santo. Volume II: de Misael Pena à Maria Stella de Novaes. Vitória/ES: Milfontes: 2019.

ALVES, Gilberto Luiz. O Seminário de Olinda. In: 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da educação artística. São Paulo: Editora Cultrix, 1975.

BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva 2006.

BEAUVOIR, S. O Segundo Sexo. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1980.

FRANCO, Sebastião Pimentel. Caminhos e contradições no processo de escolarização das mulheres. In: História, mulher e poder. VENTURA, Gilvan; NADER, Maria Beatriz; FRANCO, Sebastião Pimentel (org.). Vitória: Edufes; PPGHIS, 2006.

LOPES, Eliane Maria Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; GREIVE, Cynthia Veiga (org.). 500 anos de educação no Brasil. Autêntica: Belo Horizonte/MG, 2000.

NADER, Maria Beatriz. Violência sutil contra a mulher no ambiente doméstico: uma nova abordagem de um velho fenômeno. In: História, mulher e poder. VENTURA, Gilvan; NADER, Maria Beatriz; FRANCO, Sebastião Pimentel (org.). Vitória: Edufes; PPGHIS, 2006.

RITZKAT, Marly Gonçalves Bicalho. Preceptoras alemãs no Brasil. In: 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. O corpo inacessível: as mulheres e o ensino artístico nas academias do século XIX. Artcultura, 9(14), 2008. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1450

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. O Corpo Inacessível: às mulheres e o ensino artístico nas academias do século XIX. ArtCultura, Uberlândia, v. 9, n. 14, p. 83-97, jan.-jun. 2007. Disponível em: http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF14/ Ana%20Paula%20Cavalcanti.pdf

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. O Auto-retrato Feminino no Brasil Oitocentista: Abigail de Andrade e os impasses da representação. Caiana. Revista de História del Arte y Cultura Visual del Centro Argentino de Investigadores de Arte (CAIA). N° 3, 2013.

VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. A casa e os mestres: a educação no Brasil de oitocentos. Rio de Janeiro: Gryphus, 2005.

VEIGA, Cynthia Giuive. Educação estética para o povo. In: 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

Published

09-08-2023

How to Cite

Ribeiro , D., & Costa , T. A. (2023). Aprisionamento disfarçado de refinamento : Considerações sobre o ensino de “arte” para mulheres no século XIX . Revista Do Colóquio, 12(21), 161–178. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/40969