“MÃO DE OBRA”: REFLEXÕES SOBRE O MATERIAL E O IMA-TERIAL NA ARTE
Abstract
O trabalho “Mão de Obra”, baseado na ação de carimbar a frase título na mão dos espectadores/ouvintes aqui presentes, suscita questões tanto com relação ao con-texto onde se apresenta quanto sobre seu conteúdo textual. Ao carimbar as suas mãos com o termo “mão de obra” tocamos no papel do espectador na obra de arte, visto não mais, e não só, como aquele que a contempla, mas como parte fundamen-tal do funcionamento do trabalho1, sem a intenção de organizar numa hierarquia a ideia, o conceito e a execução, inclusive como procedimento “manual”. “Mão de Obra” também pode ser interpretada levando-se em conta a ação planejada já aten-ta para o uso histórico do carimbo2 e o lugar onde é inserida (Colóquio de Pesquisa em Artes e Centro de Artes da UFES). Desse modo, sob essa perspectiva contextual, lê-se “mão como obra de arte”.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
15-12-2012
How to Cite
Melo, J. M., & Ribeiro, G. (2012). “MÃO DE OBRA”: REFLEXÕES SOBRE O MATERIAL E O IMA-TERIAL NA ARTE. Revista Do Colóquio, 2(3), 195–200. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7652
Issue
Section
Experience Report
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.