“MÃO DE OBRA”: REFLEXÕES SOBRE O MATERIAL E O IMA-TERIAL NA ARTE
Résumé
O trabalho “Mão de Obra”, baseado na ação de carimbar a frase título na mão dos espectadores/ouvintes aqui presentes, suscita questões tanto com relação ao con-texto onde se apresenta quanto sobre seu conteúdo textual. Ao carimbar as suas mãos com o termo “mão de obra” tocamos no papel do espectador na obra de arte, visto não mais, e não só, como aquele que a contempla, mas como parte fundamen-tal do funcionamento do trabalho1, sem a intenção de organizar numa hierarquia a ideia, o conceito e a execução, inclusive como procedimento “manual”. “Mão de Obra” também pode ser interpretada levando-se em conta a ação planejada já aten-ta para o uso histórico do carimbo2 e o lugar onde é inserida (Colóquio de Pesquisa em Artes e Centro de Artes da UFES). Desse modo, sob essa perspectiva contextual, lê-se “mão como obra de arte”.Téléchargements
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Publiée
15-12-2012
Comment citer
Melo, J. M., & Ribeiro, G. (2012). “MÃO DE OBRA”: REFLEXÕES SOBRE O MATERIAL E O IMA-TERIAL NA ARTE. Revista Do Colóquio, 2(3), 195–200. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7652
Numéro
Rubrique
Rapport d'Expérience
Licence
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