QUINQUILHA: PINTURA DE ADAPTAÇÃO
Abstract
Esta pesquisa teve inicio no final de 2010 e vem se consolidando desde 2011. Neste percurso foram confrontadas diversas questões já históricas da pintura ao longo do último século, a partir das possibilidades que emergiram a cada etapa do processo prático, apresentadas em minha monografia de conclusão do curso de Artes Plásti-cas. Trata da investigação processual, transformada em método para a realização da série de pinturas, denominada Quinquilha, exposta na Galeria Homero Massena en-tre Março/Abril de 2012. Explora as dobras do suporte e outras relações entre forma e fundo decorrentes do processo, assim como examina os pontos de convergência com as pinturas de Rauschemberg (Factum I e II). Discute questões entre gesto e não gesto, ligadas ao esgotamento da originalidade, espontaneidade e casualidade gestual, examinadas a partir do tratamento distinto dado ao Expressionismo Abstra-to nos anos 1950/1960, tanto pelo próprio Rauschemberg quanto por Jasper Johns (Painting with Two Balls) e da reverberação destas questões na produção da arte atual. Desse modo apresenta questões ligadas às relações duais entre figuração e abstração, entre controle e acaso, implícitas nas diferentes posturas e utilizações da gravidade durante a realização da série, ligadas ao manejo e registro do tempo; e ainda questões processuais implícitas na desconstrução de partes, nas quais, restos de colagens permanecem para reafirmar a planaridade do suporte e reforçar os jo-gos de paradoxos entre o espaço planar e o espaço projetivo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.