A Apropriação da Forma-caixa
Abstract
O presente trabalho discute o deslocamento do objeto caixa para o campo da arte. Investiga os processos envolvidos nas discussões do “ready made”, da assemblage e do objet trouvé, que engendram nos espaços da arte a perspectiva da existência de uma linguagem dos objetos de uso comum, fabricados e produzidos em larga escala. A pesquisa se desenvolve na análise dos significados em torno da forma-caixa, e sua possível iconografia simbólica, como nas obras de Marcel Duchamp (1887-1968), as Boîte-en-valise, concebidas entre 1935 e 1940, e nas séries de caixas de Joseph Cornell (1903-1972) realizadas em profusão a partir da década de 1930, como Space Object Box: “Little Bear, etc.” motif, da série Winter Night Skie de meados dos anos 1950, início dos anos 1960. O estudo amplia a discussão por meio de reflexões e conexões com a História da Arte e as questões do espaço tridimensional delimitado como espaço narrativo, da caixa ou forma-caixa, com algumas reflexões direcionadas sobre objeto, espaço e imaginário.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.