A Apropriação da Forma-caixa
Resumen
O presente trabalho discute o deslocamento do objeto caixa para o campo da arte. Investiga os processos envolvidos nas discussões do “ready made”, da assemblage e do objet trouvé, que engendram nos espaços da arte a perspectiva da existência de uma linguagem dos objetos de uso comum, fabricados e produzidos em larga escala. A pesquisa se desenvolve na análise dos significados em torno da forma-caixa, e sua possível iconografia simbólica, como nas obras de Marcel Duchamp (1887-1968), as Boîte-en-valise, concebidas entre 1935 e 1940, e nas séries de caixas de Joseph Cornell (1903-1972) realizadas em profusão a partir da década de 1930, como Space Object Box: “Little Bear, etc.” motif, da série Winter Night Skie de meados dos anos 1950, início dos anos 1960. O estudo amplia a discussão por meio de reflexões e conexões com a História da Arte e as questões do espaço tridimensional delimitado como espaço narrativo, da caixa ou forma-caixa, com algumas reflexões direcionadas sobre objeto, espaço e imaginário.
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