EDUCAÇÃO DO OLHAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO SÉCULO XXI
Abstract
ao supervalorizar o conhecimento científico em prol da desvalorização do empírico, aelite garantiu através da educação sua hegemonia, o que resultou na redução da arte a algosupérfluo e na aceitação espontânea e passiva da situação. Mas ao contrário do que foiproposto pelo racionalismo, o consciente racional nunca se desliga das atividades criadoras e,criar é uma necessidade humana. O homem em seu trabalho criativo articula tudo o que sabe eao utilizar seu saber, ele torna-se apto a refletir e fazer novas opções. Repensar a educação doolhar (estética ou artística) é uma maneira de restabelecer na sala de aula, mas, sobretudo navida, novas experiências e ideias, tornando as pessoas aptas a compreender as obras de arte,mas sobretudo de utilizar as diferentes linguagens, dentre elas a arte como canal decomunicação com o mundo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
20-06-2012
How to Cite
Amaral, S. R. do. (2012). EDUCAÇÃO DO OLHAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO SÉCULO XXI. Revista Do Colóquio, 2(2), 242=243. Retrieved from https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7759
Issue
Section
Articles
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.