As Vanguardas Artísticas e o Cinema
Abstract
Este artigo pretende retomar momentos das primeiras experimentações artísticas no Cinema para situar tendências que marcaram a história entre Cinema e Artes plásticas.
Além de questionar a narrativa dominante, o Cinema de Vanguarda procurou explorar a materialidade específica do Cinema: o movimento, bem como uma radicalização das estratégias mais místicas, que procuram formas de revelação ou de acesso a “novas dimensões”. Por outro lado, todas essas estratégias encontram-se intimamente ligadas à exploração e desenvolvimento de técnicas que permitam uma maior manipulação das imagens, determinando uma aliança fundamental entre a vocação abstracionista e as novas tecnologias de imagem.
Downloads
References
2 BUÑUEL, Luís. Un Chien Andalou,1928. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bXlzvvTHg7k. Acesso em: 12 de Ago.2014
3 BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
4 CALVALCANTI, Alberto. Rien que les heures ,1926. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_hjA4a44SGs. Acesso em: 12 de Ago.2014
5 CHOCCHIARALE, Fernando; PARENTE, André. Filmes de artistas: Brasil 1965-80. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ Metropolis Produções Culturais, 2007.
6 DEREN, Maya. Meshes Of The Afternoon, 1943. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a7_6H3qdC_w. Acesso em: 12 de Ago.2014
7 Duchamp, Marcel. Anémic Cinema, 1926. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dXINTf8kXCc. Acesso em: 12 de Ago.2014
8 EGGELING, Viking. Symphonie Diagonale,1926. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KpCI67GMe7o. Acesso em: 12 de Ago.2014
9 FOSTER, Hall. Recodificação: Arte, Espetáculo, Política Cultural. São Paulo: Casa Editorial Paulista, 1996.
10 Gance, Abel. La Roue, 1923. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=l2ViW4lxmD0. Acesso em: 12 de Ago.2014
11 GRAF, Alexander; SCHEUNEMANN , Dietrich (Edit.). Avant-Garde Film. Amsterdam/ Nova York: Rudopi B. V., 2007
12 KUENZLI, Rudolf E. (Edit.). Dada and Surrealism Film. Nova York: MIT Press, 1996.
13 LÉGER, Fernand. Ballet Mechanique, 1924. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=2QV9-l-rXOE. Acesso em: 12 de Ago.2014
14 MASCARELLO, Fernando (Org.). História do cinema mundial. Campinas : Papirus, 2006.
15 MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Editora Senac, 2008
16 RAY, Man. Emak Bakia, 1926. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8V_zr-dVDws. Acesso em: 12 de Ago.2014
17 RAY, Man. Le Retour a la Raison, 1923. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zwLD5WWQptw. Acesso em: 12 de Ago.2014
18 RAY, Man. Self Portrait. Boston/Toronto: Little, Brown and Company, 1963.
19 REEKIE, Duncan. Subversion: The definitive history of underground cinema. Londre/Nova York: Wallflower Press, 2007
20 RICHARDSON, Michael. Surrealism and cinema. Nova York: Oxford International Publishers, 2006.
21 RICHTER, Hans. Rythmus 21, 1921. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FYPb8uIQENs. Acesso em: 12 de Ago.2014
22 RICHTER, Hans. Rythmus 23, 1923. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=q9o11SbivVk. Acesso em: 12 de Ago.2014
23 Risério, Antônio et al. Anos 70: Trajetórias. São Paulo: Editora Iluminuras ltda.2006
24 RUTTMAN, Walter. Berlin Symphonie einer Grosstadt, 1927. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=j76FNxsJlt8. Acesso em: 12 de Ago.2014
25 SITNEY, P. Adams. Visionary film: the American avant-garde, 1943-2000. 3° ed. Oxford; Nova York: Oxford University Press, 2002.
26 ______. The Avant-Garde Film: A Reader of Theory and Criticism. Nova York: Anthology Film Archieves, 1987.
27 STRAND,Paul; SHEELER, Charles. Manhatta, 1921. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qduvk4zu_hs. Acesso em: 12 de Ago.2014
28 TASSINARI, Alberto. O espaço moderno. São Paulo: Cosac Naify Edições, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors of works submitted to Revista do Colóquio authorize their publication in physical and electronic media, solely for academic purposes, and may be reproduced as long as the source is cited. They attest to their originality, authorship and originality.