O Desmembramento do Corpo no Surrealismo: As Bonecas de Hans Bellmer

Autores/as

  • Aline Barbosa da Cruz Prudente UNICAMP

Resumen

Este trabalho analisa o corpo fragmentado no movimento surrealista a partir das bonecas de Hans Bellmer, obras construídas da década de 1930, e fotografadas diversas vezes. Nesta análise são usadas as teorias da coisificação de Bill Brown, do fetichismo de Freud e do estranho de ambos os autores. 

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Biografía del autor/a

Aline Barbosa da Cruz Prudente, UNICAMP

Aline Barbosa é diretora de arte, figurinista, artista e arte-educadora . É formada em Artes Visuais pela UNICAMP. Estudou também Design de Figurino (HAW Hamburg – Alemanha), Design (Bauhaus Universität – Alemanha) e Design de Moda (Sigbol – Brasil). Atualmente é mestranda em Teorias das Artes no Instituto de Artes da UNICAMP.

Citas

ALEXANDRIAN, S. Surrealist art. London: Thames and Hudson, 1970.
BROWN, B. Thing Theory. Critical Inquiry Vol. 28, Num. 1 2001, p. 1-22.
________. Reification, Reanimation, and the American Uncanny. Critical Inquiry Vol. 23, 2006, p. 175-207.
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_____, S. Fetishism [1927] (J. Strachey, Trans.). In The Complete Psychological Works of Sigmund Freud. London: Hogarth and the Institute of Psychoanalysis, 1999, Vol. XXI, pp. 147-157.
HOFFMANN, E. T. A. The Sandman [1816.]. In The Best Tales of Hoffman. New York: Dover, 1967, p. 183-214.
LICHTENSTEIN, Therese. Behind Closed Doors: the art of Hans Bellmer. Berkeley; New York, NY: University of California Press: International Center of Photography, 2001.
MORAES, E. R. O Corpo Impossível, São Paulo: Iluminuras, 2002.

Publicado

29-07-2017

Cómo citar

Barbosa da Cruz Prudente, A. (2017). O Desmembramento do Corpo no Surrealismo: As Bonecas de Hans Bellmer. Revista Do Colóquio, 7(12), 30–41. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/14637