Reflexões acerca da Dança-Teatro de Pina Bausch: o uso da repetição como objeto de denúncia
Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar a proposta de alguns movimentos e experimentações do trabalho de dança-teatro realizado por Pina Bausch. Estuda-se aqui a maneira pela qual repetições são capazes de levar a interação bailarino-plateia a um patamar de contribuição e descobrimento mútuo. Além disso, constrói-se a tese de que tais movimentos também evocam denúncias em meio ao cotidiano. Sendo assim, uma criticidade é criada e, aqui, se faz um breve paralelo entre a percepção obtida em cena, as ordenanças da sociedade e pesquisa-se como um meio influencia o outro.
Descargas
Citas
ARAÚJO, Pedro Gonçalves. Pina Bausch e Suas Ressignificações a Partir da Dança-Teatro. In.: Anais do VII Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual. Goiânia: UFG, FAV, 2014. Disponível em: https://seminarioculturavisual.fav.ufg.br/up/778/o/2014-eixo1_19_pina_bausch_e_suas_ressignificacoes.pdf. Acesso em 20 de abril de 2018.
CALDEIRA, Solange. A Construção Poética de Pina Bausch. Revista Poiésis, n. 16, p. 118131, Dez de 2010. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/PDF/poiesis16/Poiesis_16_ART_PinaBausch.pdf. Acesso em 20 de abril de 2018.
FERNANDES, Ciane. Corpo Com-Texto: A Dança-Teatro na Formação em Artes. Revista VIS (UnB), Brasília DF, v. 9-2005, n.4, p. 17-34, 2005. Disponível em: www.geocities.ws/coma_arte/2005/anpap/ciane.doc. Acesso em 20 de abril de 2018.
FERNANDES, Ciane. Entre Artificialidade e Experiência: O Gesto Re-Presentado. In.: ___________. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e Transformação. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
FERNANDES, Ciane. Repetitivos Laços de Poder: a tortura, o Valor e as Necessidades do Corpo nas Obras de Pina Bausch. In.: ____________. Pina Bausch e o Wuppertal DançaTeatro: Repetição e Transformação. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2007.
PHELAN, Peggy. Mouring sex: performing public memories. London and New York: Routledge, 1997.
SOUZA, Maria Inês. Arte, Cultura e Sociedade: uma rede intrigante para algumas reflexões sobre a dança. Universidade Federal Rio de janeiro, 2004. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/146876551/arte-cultura-e-danca. Acesso em 20 de abril de 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores de los trabajos enviados a la Revista do Colóquio autorizan su publicación en medios físicos y electrónicos, únicamente con fines académicos, y podrán ser reproducidos siempre que se cite la fuente. Dan fe de su originalidad, autoría y originalidad.