PÓS-MINIMALISMO E CORPO: DIÁLOGOS ENTRE NAZARETH PACHECO E EVA HESSE.

Autores/as

  • Hiáscara Alves Pereira PPGA-UFES

Resumen

A artista brasileira Nazareth Pacheco é mais conhecida pelos colares, vestidos,cadeiras, balanços, dentre outros objetos, confeccionados com elementos cortantes e/ouperfurantes – agulhas, bisturis, lâminas de barbear, etc. Entretanto, no início de sua carreira,também trabalhou com a borracha preta vulcanizada e materiais efêmeros, como o látex, naprodução de uma série de peças tridimensionais que foram consideradas herdeiras da tradiçãopós-minimalista. Este texto tem como objetivo destacar as características que levaram algunscríticos a associarem essa produção ao pós-minimalismo. Procura-se também apontarproximidades entre o fazer de Nazareth Pacheco e a arte de Eva Hesse, e, ainda, asreferências ao corpo humano em suas respectivas obras.

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Biografía del autor/a

Hiáscara Alves Pereira, PPGA-UFES

Sou Bacharel em Artes plásticas e
Mestre em História da Arte.
Tenho experiência nas áreas de artes
e designer de moda.
Atualmente, atuo como estilista e ainda
realizo experimentações no campo da
gravura e do desenho.
Também ministro aulas de História da Arte
no Instituto de Educação Superior do Espírito Santo.

Publicado

20-12-2011

Cómo citar

Pereira, H. A. (2011). PÓS-MINIMALISMO E CORPO: DIÁLOGOS ENTRE NAZARETH PACHECO E EVA HESSE. Revista Do Colóquio, 1(1), 1–16. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7729