Diante do limiar: para uma poética da fantasmagoria

Autores/as

  • Samuel José de Jesus Faculdade de Artes Visuais

Resumen

Esse artigo proponha-se analisar a questão da fantasmagoria, em relação ás fotográficas e obras realizadas com filmes de arquivos. Obras estas que constituem hoje uma iconografia que resulta da pratica de apropriação. De um lado, atualizaremos uma revisão crítica e teórica da apropriação partindo do conceito de Chockerlebnis – literalmente conhecido como “a experiência do choque”, enunciada por Walter Benjamin. Do outro lado, esse estudo abordará alguns casos nos quais a figura fantasmagoria ecoa com o conceito de chockabwer – a proteção “paradoxal” da sensibilidade do sujeito pelo próprio choque.  Ou seja, quando esse registro particular encontra-se no limiar da sua ilegibilidade, reatualiza o evento histórico, e no mesmo tempo o revela mais perturbador.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samuel José de Jesus, Faculdade de Artes Visuais

Samuel de Jesus possui mestrado em Artes plásticas e Ciências das artes pela Universidade de Paris I, Panthéon - Sorbonne (2006). Doutor em cotutela em Études cinématografiques et audiovisuelles – Universidade de Paris III/ ECO - Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), sob a direção de Philippe Dubois e de Consuelo Lins, ele desenvolveu um pós-doutorado em artes visuais, sob a direção de Sônia Salzstein, em relação ás práticas extremas do corpo, na ECA – Universidade de São Paulo [2013]. Ele é atualmente professor de Historia da arte e da imagem na Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiânia. Fotografo, crítico e curador, ele organizou a exposição “Modernisme et photographie au Brésil. 1945-1955”, na École Supérieure des Beaux - Arts de Tours, França [2013], ele é autor do livro Saudade. Da poesia medieval à fotografia contemporânea. Percurso de um sentimento ambíguo [a parecer em 2014].

Citas

ABRAMIDES, Maria Beatriz Costa et al. Relatório do colóquio do GTP Movimentos Sociais e Serviço Social. XIII ENPESS, novembro de 2012, Juiz de Fora. Disponível em: <http://abepss.org.br/ensino/gtp/>. Acesso em: 26 de setembro de 2013.

BALDI, Luiz; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Pesquisa sobre artigos acerca da temática “movimentos sociais, mobilização social e/ou participação política” publicados na Revista Serviço Social e Sociedade entre 1994 e 2011 (edições 45 a 108). XIII ENPESS, novembro de 2012, Juiz de Fora. Disponível em: <http://abepss.org.br/ensino/gtp/>. Acesso m: 28 de setembro de 2013.

DURIGUETTO, Maria Lúcia; COUTO, Taciane. Estado da arte das produções da temática Serviço Social e movimentos sociais nas dissertações e teses dos Programas de Pós-Graduação no período 1985-2011. XIII ENPESS, novembro de 2012, Juiz de Fora. Disponível em: <http://abepss.org.br/ensino/gtp/>. Acesso em: 28 de outubro de 2013.

MARQUES, Morena Gomes. A relação do Serviço Social com os Movimentos Sociais na Contemporaneidade. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação apresentado à ESS/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010 (mimeo).

______. Diretórios de pesquisa, projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos acerca da temática “movimentos sociais” no Serviço Social (anos 1994-2012). XIII ENPESS, novembro de 2012, Juiz de Fora. Disponível em: <http://abepss.org.br/ensino/gtp/>. Acesso em: 21 de outubro de 2013.

MARRO, Katia. Serviço Social em movimento: experiências universitárias de trabalho e articulação com movimentos e organizações das classes subalternas na contemporaneidade. Relatório de Pesquisa, UFF-PURO, Rio das Ostras, 2011 (mimeo).

RIBEIRO, Sâmbara Paula. Linhas de Pesquisa dos Programas de Pós Graduação em Serviço Social credenciados na CAPES e Grupos de Pesquisa do CNPq na temática de Movimentos Sociais e Serviço Social. XIII ENPESS, novembro de 2012, Juiz de Fora. Disponível em: <http://abepss.org.br/ensino/gtp/>. Acesso em: 21 de outubro de 2013.

Publicado

22-12-2014

Cómo citar

de Jesus, S. J. (2014). Diante do limiar: para uma poética da fantasmagoria. Revista Do Colóquio, 4(7), 163–183. Recuperado a partir de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8475