A Galáxia da Minha Avó

Auteurs

  • Benedito Ferreira Universidade Federal de Goiás

Résumé

Na série fotográfica A galáxia de minha avó, disponho os medicamentos de minha avó materna sobre imagens de diversas obras do artista norte-americano Edward Hopper. Acompanhar de perto sua velhice me ofereceu a dupla percepção sobre a solidão e melancolia do processo de envelhecimento. No trabalho, comprimidos, drágeas e pílulas coloridas, alguns sobrepostos diretamente aos rostos das figuras femininas, dilatam o campo imagético para realçar a confrontação do corpo no espaço representado, propondo uma colisão de tempos e extensões. As personagens, realinhadas numa galáxia imaginária, extrapolam sua dimensionalidade e tencionam o vínculo entre as camadas do conjunto. Nesse jogo entre escalas, texturas e cores, o real é sutilmente confrontado por sua própria falência, mas por outro lado origina uma paisagem que se orienta justamente via conflito — uma galáxia em rearranjo no universo de nossa relação afetiva.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Benedito Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Benedito Ferreira é artista visual, diretor de arte e realizador audiovisual. Mestrando do Programa de Arte e Cultura Visual da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás. É professor substituto da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. 

Téléchargements

Publiée

29-07-2017

Comment citer

Ferreira, B. (2017). A Galáxia da Minha Avó. Revista Do Colóquio, 7(12), 72–76. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/15881