PRODUÇÃO TEXTUAL NA ESCOLA: MEMÓRIAS, HISTÓRIAS E PRÁXIS
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.11964Resumo
O presente artigo visa discutir os processos históricos de ensino e aprendizagem da escrita na escola. Em seguida, a partir de uma sequência didática realizada com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental apresentaremos uma proposta didática fundamentada na Concepção Interacionista (Vigotsky, 1998, 2008, 2014), constituída de práticas de leitura (Leffa, 1996a, 1996b; SOLÉ, 1998) e escrita (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 2004; COSTA VAL [et. al.], 2009; RUIZ, 2013), a qual valoriza o diálogo e a interação entre as crianças e o educador. As práticas demonstradas e discutidas neste artigo foram elaboradas e executadas em uma Secretaria Municipal de Educação do interior do Estado de São Paulo. Propomos uma intervenção e analisamos alguns registros escritos dos sujeitos participantes em situação de aprendizagem. Concluímos que, no interior escolar, temos que proporcionar atividades significativas de leitura e escrita e que essas devem ser geradas a partir de uma práxis pautada no diálogo.
PALAVRAS-CHAVE: Educação. Ensino e aprendizagem. Formação de professores e escritores. Ensino dialógico.
ABSTRACT: This paper tries to discuss the historical processes of teaching and learning of writing in school. Then, from a didactic sequence performed with students from the 4th grade of elementary school we will present a proposal based on the interactionist conception (VYGOTSKY, 1998, 2008, 2014), consisting of reading practices (LEFFA, 1996a, 1996b; SOLÉ, 1998) and writing (FIAD; MAYRINK-SABINSON, 2004; COSTA VAL [.. et al], 2009; RUIZ, 2013), which values the dialogue and interaction between the children and the teacher. The practices presented and discussed in this article were developed and implemented in a City Department of Education at São Paulo State. We propose an intervention and analyze some written records of the students in a learning situation. We conclude that, inside the school, we have to provide meaningful activities of reading and writing and that these should be generated from a praxis guided dialogue.
KEYWORDS: Education. Teaching and Learning. Training of Teachers and Writers. Dialogic Education.
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