Sereias brasileiras: o logos feminino na canção popular
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.14948Resumo
RESUMO: Não é sem motivo que o Brasil é conhecido como “país das cantoras”. Por meio da performance, as intérpretes investem letra e música de sentidos muito particulares, tornandose também autoras do que entoam. Este artigo toma a obra de Maria Bethânia como exemplo do engenhoso trabalho das cantoras brasileiras, tão criativo quanto o exercício de composição. Traça-se um breve panorama da representação e do papel feminino na canção popular pela
perspectiva das relações de poder. De forma alegórica, percorremos as diferentes configurações do principal mito ligado à voz: as sereias. O logos poético feminino, originalmente sonoro, é emudecido no mundo ocidental, mas se torna novamente audível e potente no universo da canção brasileira.
PALAVRAS-CHAVE: Maria Bethânia. Canção. Voz feminina. Sereias. Gênero.
ABSTRACT: It isn’t without reason that Brazil is known as "country of female singers”. Through performance, these singers give particular meanings for lyrics and music, also making themselves authors what they intone. This paper adopts the Maria Bethania’s work as example Brazilian female singers’ ingenious work, as creative as an exercise of composition. It traces a brief overview of representation and women's role in the popular song by the perspective of power relations. Allegorically, we quote different settings of main myth linked to the voice: the mermaids. Female poetic logos, originally sonorous, is silenced at occidental world, but becomes audible again and powerful in the universe of Brazilian music.
KEYWORDS: Maria Bethânia. Song. Female Voice. Mermaids. Genre.
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Copyright (c) 2021 Renato Forin Junior, Sonia Pascolati
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