A busca de uma mulher em trânsito: identidade da protagonista de Outros cantos, de Maria Valéria Rezende
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.23009Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a negociação da narradora-protagonista Maria, do romance Outros cantos (2016), de Maria Valéria Rezende, com sua(s) identidade(s). Em uma viagem de ônibus ao sertão, ela rememora, recria e ressignifica experiências do passado e confronta suas memórias com o presente, num cenário pós-moderno de pressa, consumismo e caos. Esse exercício corrobora para seu auto(re)conhecimento e reconstituição identitária. A análise da obra será confrontada com vieses teóricos que perpassam a questão da identidade, principalmente com base nas considerações de Stuart Hall (2005; 2014) e Zygmunt Bauman (2001; 2005; 2008). Maria, “sujeito movente”, oferece ainda a oportunidade para o diálogo fecundo na contemporaneidade entre literatura e movências, a exemplo do que promove Sandra Almeida (2015). O sentido de pertencimento a um sertão que não é necessariamente um espaço físico, mas afetivo, é uma das chaves para entender o processo de reconstituição identitária de Maria.
PALAVRAS-CHAVE: Maria Valéria Rezende. Outros cantos. Identidade. Movências. Pertencimento.
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