Apropriação na literatura contemporânea: Borges e seus textos em A última viagem de Borges, de Loyola Brandão
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.23029Resumo
Tem sido cada vez mais comum na atualidade o fato de muitas obras apresentarem como proposta estética a reescrita de uma obra já existente, evidenciando, assim, a apropriação como ato de criação literária. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar a peça teatral A última viagem de Borges, de Ignácio de Loyola Brandão, buscando evidenciar os atos apropriacionistas exercidos pelo autor ao ficcionalizar o escritor argentino Jorge Luis Borges e ao inserir dois personagens borgeanos em sua narrativa: Funes, de Funes el Memorioso e o Bibliotecário, de La Biblioteca de Babel, contos inseridos na obra Ficciones (1944). Com isso, buscaremos destacar como ocorre o diálogo intertextual entre a obra de Brandão e as obras de Borges, o qual é mediado pelos procedimentos intertextuais de citação e paródia. Para tanto, utilizaremos como principal base teórica Barthes (1968), Foucault (1969), Kristeva (1969), Compagnon (1979) e Hutcheon (1985).
PALAVRAS-CHAVE: Apropriação. Autoria. Intertextualidade.
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