Literatura infantil, imaginação e assombro: silêncio frutífero diante do calar estridente das novas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.28271Resumo
RESUMO: Pesquisar a literatura infantil como fonte de imaginação e linguagem, com ênfase na criança, no contexto das Novas Tecnologias e o papel que o adulto assume, em particular, no período da pré-alfabetização. Aos estudos teóricos de literatura, como os de Ligia Cademartori, Nelly Novaes Coelho, Peter Hunt e a seleção a posteriori de Cecília Meireles, somam-se a teoria de aprendizagem pelo assombro e a sensibilidade do principal cuidador de Catherine L’Ecuyer e os estudos sobre os Meios de Comunicação de Marshall McLuhan. Ao fim, diante da proposta de abordagem apresentada, reunir opções para a imaginação a partir, e na, literatura infantil, em suportes impressos.
Palavras-Chave: Literatura infantil. Imaginação. Pré-alfabetização. Leitura. Novas tecnologias.
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Copyright (c) 2020 Ligia Maria Fiorio Custódio Pessin, Maria José Angeli de Paula
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