A relação cultural entre a escola bilingue para surdos e a literatura surda
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.28272Resumo
RESUMO: Para uma educação realmente verdadeira e completa é imprescindível que o surdo estude em escolas bilíngues. Em uma escola regular as necessidades educacionais dos surdos não são plenamente preenchidas e o aprendizado não é completo. Para que isso ocorra é necessário que toda a escolarização do surdo ocorra em escolas bilíngues para surdos. Partindo destas considerações, este trabalho tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a relação cultural existente entre a escola bilíngue para surdos e a literatura surda. A fundamentação teórico-metodológica é bibliográfica e utiliza autores como Guarinello (2007) e Slomski (2010), destacando a importância da escola bilíngue para surdos, Karnopp (2008), Mota (2012) e Perlin (2003), nos estudos sobre a literatura, cultura e identidades próprias de surdos. Exploraremos uma proposta de reeducação inclusiva, resinificando o sentir da literatura.
PALAVRAS-CHAVE: Escola Bilíngue para Surdos. Literatura Surda. Cultura Surda. Surdos.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Maria Rerbelânia de Souza Pereira, Maria Eneida Feitosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.