O leitor organizador: espaço narrativo em O pássaro transparente, de Osman Lins

Autores

  • Rayssa Mykelly de Medeiros Oliveira Universidade Federal da Paraíba – UFPB
  • Luiz Antônio Mousinho Universidade Federal da Paraíba – UFPB

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.30171

Resumo

RESUMO: O artigo procura analisar O pássaro transparente, de Osman Lins, conto de abertura do livro Nove, novena (1975) – considerado um marco na obra do autor, por ter dado início a uma fase de intensa experimentação formal. Desde a organização da narrativa – que conta com dois narradores e um enredo tido pela crítica como centrífugo (RIBEIRO, 2016) – às estratégias de ambientação espacial, é possível perceber o caráter metaficcional (WAUGH, 1984) que permeia a obra e aparece intimamente ligado à construção do espaço e das personagens do conto. Tais estratégias são postas de maneira a exigir do leitor operações de ordenamento, transformando-o em um leitor organizador.


PALAVRAS-CHAVE: O pássaro transparente. Conto. Metaficção. Espaço.

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Publicado

27-10-2020