A função humanizadora da literatura e a experiência do jovem leitor do ensino médio

Autores

  • Patricia Rosicleia da Silva Sodré Universidade Federal do Espírito Santo – UFES
  • Arlene Batista Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Resumo

O presente artigo busca trazer as reflexões de críticos literários e teóricos do ensino da literatura a respeito da leitura literária enquanto prática social humanizadora, capaz de levar o leitor a refletir sobre a realidade e a expressar seus sentimentos e posicionamento diante das situações do cotidiano. Tal estudo é parte da pesquisa de mestrado que investigou as vivências de leituras literárias dos alunos da terceira série do Ensino Médio, em uma escola pública estadual do Espírito Santo, na tentativa de compreender como vem se consolidando as experiências literárias desses jovens e como se configuram as apropriações e representações das leituras promovidas durante as aulas de literatura. O estudo justifica-se por considerarmos a prática da leitura de obras literárias uma atividade fundamental e humanizadora que se faz presente ao longo de toda história da sociedade, sendo assim necessária para a formação do jovem estudante. Por isso, pensar as práticas de leituras literárias e a apropriação da literatura pelo sujeito leitor é considerar as múltiplas possibilidades que essa forma de conhecimento oferece aos seres humanos, uma vez que contribui para o enriquecimento de pensamento e para a construção das experiências humanas e de mundo proporcionada a partir da leitura do texto literário. Assim, recorremos a Antonio Candido (1972, 2011); Antoine Compagnon (2009); Annie Rouxel (2012, 2013) e Neide Rezende (2013, 2018), entre outros autores.

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Publicado

23-11-2021