EGOTRIP LITERÁRIA: O ESTUDO DA ESCRITA DO EU NA FORMAÇÃO DE LEITORES E AUTORES CRÍTICOS EM TEMPOS DE CAOS

Autores

  • Patrícia Peres Ferreira Nicolini Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Analice de Oliveira Martins Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v2i44.43366

Resumo

O artigo apresenta uma trabalho bem-sucedido de leitura literária e escritas de narrativas sobre si desenvolvido com os alunos do 9ºs anos de uma escola estadual do município de Cachoeiro de Itapemirim – ES.  Nessa proposta, foi utilizada uma sequência didática na qual foram trabalhados os gêneros textuais diário pessoal, relato pessoal e carta pessoal com o objetivo de apresentar maneiras diversificadas de imprimir as experiências humanas, em tempos históricos marcados pelo caos. Nesse contexto, para que os alunos pudessem compreender esses gêneros textuais como fenômenos literários e históricos foram apresentados e discutidos o contexto de produção dos textos escolhidos. Nessa perspectiva, a obra O Diário de Anne Frank, e fragmentos da obra O Diário de Zlata: A vida de uma menina na guerra, de Zlata Filipovic, foram adotadas nas aulas de leitura, como também relatos pessoais de jornalistas e notícias de jornal sobre o enfrentamento da pandemia de Covid-19. O resultado desse trabalho foi a produção textual, de cada aluno do 9º ano, de uma página de um diário ficcional, um relato pessoal sobre suas vivências, experiências e sentimentos em relação ao atual momento histórico marcado pela pandemia de Covid-19 e uma carta pessoal para o “eu do futuro”, que serão postadas em 2025. Esse trabalho embasou-se em Bourdieu (1996); Cunha (2009), Lejeune (2008) e outros autores. A conclusão da pesquisa foi que os alunos dos 9º anos conseguiram participar de todas as discussões propostas no decorrer dessa experiência e produziram suas próprias narrativas do eu documentando a pandemia de Covid-19 do ponto de vista de adolescentes de 14 e 15 anos. Dessa forma, os gêneros textuais diário pessoal, relato pessoal e carta pessoal foram trabalhados na perspectiva de apresentar maneiras diversificadas de imprimir as experiências humanas, em tempos históricos marcados.

 palavras-chave: Escritas do eu. Pensamento crítico. Proficiência em leitura e escrita.

 

EGOTRIP LITERÁRIA: THE STUDY OF THE WRITING OF THE I IN THE TRAINING OF CRITICAL READERS AND AUTHORS IN TIMES OF CHAOS

ABSTRACT: The article presents a successful work of literary reading and writing narratives about oneself developed with 9th grade students of a state school in the municipality of Cachoeiro de Itapemirim - ES. In this proposal, the experimental research method was used in which the textual genres personal diary, personal report and personal letter were worked with the objective of presenting diversified ways of imprinting human experiences, in historical times marked by chaos. In this context, so that students could understand these textual genres as literary and historical phenomena, the production context of the chosen texts was presented and discussed. In this perspective, the work O Diary of Anne Frank, and fragments of the work O Diary of Zlata: The life of a girl in the war, by Zlata Filipovic, were adopted in the reading classes, as well as personal reports of journalists and newspaper news about coping with the Covid-19 pandemic. The result of this work was the textual production, by each 9th grade student, of a page from a fictional diary, a personal account of their experiences, experiences and feelings in relation to the current historical moment marked by the Covid-19 pandemic and a letter personal for the “self of the future”, which will be posted in 2025. This work was based on Bourdieu (1996); Cunha (2009), Lejeune (2008) and other authors. The conclusion of the research was that the 9th grade students were able to participate in all the discussions proposed during this experience and produced their own self-narratives documenting the Covid-19 pandemic from the point of view of 14- and 15-year-olds. In this way, the textual genres personal diary, personal report and personal letter were worked with the perspective of presenting diversified ways of printing human experiences, in marked historical times. 

KEYWORDS: Writings of the self. Critical thinking. Proficiency in reading and writing.

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Publicado

29-12-2023

Edição

Seção

Dossiê Literatura e leitura na covid-19