DO TEXTO À TELA, CARTELA DE CORES E SIGNIFICAÇÕES EM “THE MASQUE OF THE RED DEATH”
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v2i44.43373Resumo
A partir da leitura intersemiótica e de revisão bibliográfica, estudamos a narrativa do conto “A máscara da Morte Vermelha” (1842), de Edgar Allan Poe, e da adaptação dele para o cinema, o filme “A Orgia da Morte” (The Masque of the Red Death) (1964), dirigido por Roger Corman, objetivando compreender o papel das cores nessas obras. Trata-se de uma história centrada quando uma peste dizima a população ao mesmo tempo em que um grupo de nobres, sob a pretensa égide do príncipe Próspero, tenta evitar a praga escondendo-se em sua abadia. A maneira como Poe enfatiza as cores como características singulares de diferentes cômodos da propriedade do príncipe confere à narrativa sentidos variados, o que pode ser percebido na releitura do conto que ora analisamos, que carrega o potencial simbólico dessa escolha do escritor, abordagem essa que é postulada por estudos outros sobre o título.
PALAVRAS-CHAVE: A máscara da Morte Vermelha (Filme). Cores na literatura. Intersemiose. Contos de terror americanos.
FROM TEXT TO SCREEN, COLOR CHART AND MEANINGS IN “THE MASQUE OF THE RED DEATH”
ABSTRACT: Using an intersemiotic reading of the narrative short story “The Mask of the Red Death” (1842), by Edgar Allan Poe, and its adaptation for the cinema, the film “The Masque of the Red Death” (1964), directed by Roger Corman; we aim to understand the role played by colors in these works. “The Mask of the Red Death” is a story centered on a plague that decimates the population while a group of nobles, under the alleged aegis of Prince Prospero, tries to avoid the plague by hiding in his abbey. The way in which Poe emphasizes colors as unique characteristics of different rooms in the prince’s Prospero gives the narrative varied meanings, which can be seen in the rereading of the tale that we are now analysing, thus it carries the symbolic potential of the writer’s choice, an approach that is postulated by other studies on the short story.
KEYWORDS: The Masque of the Red Death (Movie). Colors in literature. Intersemiosis. American horror tales.
Downloads
Referências
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2006.
HARUTYUNYAN, K. Interpretation of Color Symbolism in Edgar Allan Poe’s Works. YSU, [2016], p. 244-254. Disponível em: <http://publications.ysu.am/wp-content/uploads/2016/11/16-Kristine-Harutyunyan.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2022.
HUTCHEON, L. Uma teoria da adaptação. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2011.
JIAXIN, Z. Colors and Sounds in the Masque of the Red Death. Art and Performance Letters, Canada, v. 3, n. 1, p. 60-62, 2022. Disponível em: <https://clausiuspress.com/article/2979.html>. Acesso em: 8 ago. 2022.
MÉDES, M. A. N.; ARAÚJO, H. C. A simbologia das cores em “A máscara da Morte Vermelha”, de Edgar Allan Poe. E-hum, Belo Horizonte, v. 11, n. 2, p. 8-16, ago./dez. 2018. Disponível em: <http://eoi.citefactor.org/10.11248/ehum.v11i2.2595>. Acesso em: 8 ago. 2022.
POE, E. A. The Masque of The Red Death. [Salt Lake City, UT]: Project Gutemberg, 2010. Disponível em: <https://www.gutenberg.org/ebooks/1064>. Acesso em: 9 ago. 2022.
POE, E. A. A máscara da Morte Rubra. Tradução de Jorge Ritter; ilustrações Tati Móes. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2007.
POE, E. A. A filosofia da composição. Tradução de Oscar Mendes e Milton Amado. [1846]. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2544953/mod_resource/content/1/Poe.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2022.
ROYAL, D. P. Sequential Poetry: Recent Graphic Narrative Adaptations of Poe. Poe Studies, [S.l.], v. 39-40, n. 1-2, pp 55-67, 2006.
THE MASQUE of the Red Death [curta de animação]. Drawings and story boards Timothy Hannem. Computer graphics and animation Jean Monset. English text adaptation J-F et Charlotte Jouanne-Curtis. [S.l.: s.n.], 2016. 1 vídeo de animação (8min16s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=JgDxUTmk7jk>. Acesso em: 4 ago 2022.
THE MASQUE of the Red Death [A orgia da Morte] [filme]. Directed by Roger Corman. Screenplay by Charles Beaumont, R. Wright Campbell. With Vincent Price, Hazel Court, Jane Asher. EUA/Reino Unido: [s.n.], c1964. 1 vídeo (89 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=cdr1-Jh8Mb4>. Acesso em 8 ago. 2022.
YOON, S. Color Symbolisms of Diseases: Edgar Allan Poe’s “The Masque of the Red Death”. The Explicator, [s.l.], v. 79, issue 1-2, p. 21-24, 25 feb. 2021. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/00144940.2021.1891014?cookieSet=1>. Acesso em: 8 ago. 2022.
ZIMMERMAN, B. “Such as I Have Painted”: Poe, “The Masque of the Red Death,” and the Vanitas Genre. The Edgar Allan Poe Review, Volume 20, Number 1, Spring 2019, pp. 46-63.
ZIMMERMAN, B. Prospero’s Clock-Architecture in “The Masque of the Red Death” Revisited. Poe Studies, [s.l.], v. 50, pp. 126-130, 2017. Disponível em: <https://muse.jhu.edu/article/681408>. Acesso em: 8 ago. 2022.
ZIMMERMAN, B. Allegoria, Chronographia, and Clock Architecture in “The Masque of the Red Death”. In.: ZIMMERMAN, B. Edgar Allan Poe: Rhetoric and Style. Montreal: McGill-Queen’s University Press, 2005. pp. 51-62. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/j.ctt81b97.8>. Acesso em 8 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriana Falqueto Lemos, Rossanna dos Santos Santana Rubim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.