POLÍTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS PRÁTICAS ARTÍSTICAS DE GLORIA CAMIRUAGA E YEGUAS DEL APOCALIPSIS
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v2i44.43375Resumo
O artigo investiga o debate político sobre gênero e sexualidade em práticas artísticas atuantes na América Latina a partir dos anos 1980, com foco na produção chilena de Gloria Camiruaga e do coletivo Yeguas del Apocalipsis. A investigação teve início em 2020, durante o período da pandemia pelo Covid-19, contando assim com este cenário político-sanitário como enquadramento reflexivo e metodológico. A pesquisa justifica-se pela necessidade de ampliação da reflexão sobre práticas artísticas que lidam com processos de construção de identidade no contexto latino-americano, contribuindo para o debate decolonial, tão urgente ao afrontar as dimensões políticas da arte. A metodologia se baseia no recorte de suas ações, entre filmes, performances, escritos e depoimentos, de modo a analisar criticamente suas produções prático-teóricas no confronto com uma literatura crítica voltada tanto para o campo da arte quanto para o debate identitário relativo a gênero e sexualidade. Como resultado, aproximamos suas ações e debates de nosso contexto político recente.
PALAVRAS-CHAVE: Arte na América Latina. Identidade. Arte e Sexualidade. Gloria Camiruaga. Yeguas del Apocalipsis.
SEXUAL AND GENDER POLITICS IN THE ARTISTIC PRACTICES OF GLORIA CAMIRUAGA AND YEGUAS DEL APOCALIPSIS
ABSTRACT: This article investigates the political debate over gender and sexuality in artistic practices produced in Latin America, since the 1980´s, focusing on the Chilean productions of Gloria Camiruaga and the collective Yeguas del Apocalipsis. The research has begun in 2020 during the pandemic period by the virus Covid-19, what led to a political-sanitarian scenario as a reflexive and methodological framework. It is justified by the necessity of amplification of the discussions over artistic practices that lead with processes of identity construction in the Latin-American context, contributing with the decolonial debate, so urgent in confronting the political dimension of art. The methodology is based in a selection of their actions, among films, performances, writings and statements, as a way to analyze critically their practical-theorical productions in dialogue with a critical literature dedicated as much as to the art field as to the identity debates relative to gender and sexuality. As result, we straighten the actions and debates towards our Brazilian recent political context.
KEYWORDS: Artistic practices in Latin America. Politics of Identity. Art and Sexuality. Gloria Camiruaga. Yeguas del Apocalipsis.
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