Ancestralidade e oralidade nos poemas da autora indígena Joséphine Bacon

Ancestry and orality in poems of the indigenous author Joséphine Bacon

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DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v1i45.43624

Resumo

A poeta indígena canadense Josephine Bacon é uma importante voz da literatura francófona contemporânea e das literaturas indígenas americanas. Analisamos sua escrita a partir de teorias da performance (Taylor, 2012; Ravetti, 2002; Zumthor, 1997, entre outros) por considerarmos que seus poemas possuem traços marcantes de literatura oral e performática. A própria autora caracteriza-se como herdeira da literatura oral innu, seu povo originário. Compreenderemos como a produção de Joséphine insere-se na produção literária ameríndia contemporânea (com base nos estudos de Gatti e Olivieri-Godet) e como ela traz em seus poemas sua ancestralidade, suas vivências e seu olhar sociopolítico para os leitores.

PALAVRAS-CHAVE: Poesia francófona. Literatura canadense. Literatura indígena. Joséphine Bacon. Literatura oral.

Ancestry and orality in poems of the indigenous author Joséphine Bacon

ABSTRACT: Indigenous Canadian poet Josephine Bacon is an important voice in contemporary french-speaking literature as well as in indigenous literature. Therefore, we analyzed her writing based on performance theories (Taylor, 2012; Ravetti, 2002; Zumthor, 1997, among others) because we believe that her poems have strong features of oral and performative literature. The author characterizes herself as an heiress of Innu oral literature, her original people. We will understand how Joséphine's production is inserted in contemporary Amerindian literary production (based on the studies of Gatti and Olivieri-Godet), and how she brings her ancestrally, her experiences and her socio-political look to her readers in her poems.

 KEYWORDS: French-speaking poetry. Canadian Literature. Indigenous literature. Joséphine Bacon. Oral literature.

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Referências

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Publicado

07-08-2024

Edição

Seção

Dossiê Literaturas indígenas nas escolas e universidades do Brasil: presenças/ausências, circulação e principais abordagens teóricas e metodológicas