Encantos da Literatura Indígena: um saber para além da sala de aula

The spell of indigenous literature: knowledge beyond the classroom

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DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v1i45.43915

Resumo

O presente artigo visa a explorar a Literatura Indígena a partir do projeto intitulado Encantos da Literatura e Arte Indígena, que ocorreu na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, na Terra Indígena Uaçá, em Oiapoque. O projeto, elaborado e executado por professores e pesquisadores indígenas, buscou não apenas transmitir um conteúdo acadêmico, mas pensar o conhecimento que transcende o chão da sala de aula. Neste artigo, para além de apresentar o caráter prático do projeto, buscamos trazer conceitos teóricos relevantes para a literatura indígena. Ao associar a teoria à prática, a literatura indígena torna-se mais que um tópico de estudo, ela transforma-se em uma fonte viva de conhecimento que ressoa nas vivências cotidianas dos alunos, da escola e da aldeia. Nossa pesquisa busca, desse modo, contribuir para a formação de cidadãos conscientes e culturalmente sensíveis.

PALAVRAS CHAVES: Literatura Indígena. Escola indígena. Amazônia. Aldeia Manga. Karipuna

The spell of indigenous literature: knowledge beyond the classroom

ABSTRACT: This article aims to explore Indigenous Literature based on the project entitled Spell of Indigenous Literature and Art, which took place at the Jorge Iaparrá State Indigenous School, at Uaçá Indigenous Land, in Oiapoque. The project, designed and carried out by indigenous teachers and researchers, sought not just to transmit academic content, but to think about knowledge that transcends the physical limits of the classroom. In this article, as well as presenting the practical nature of the project, we try to bring up theoretical concepts that are relevant to indigenous literature. By associating theory with practice, indigenous literature becomes more than a topic of study, it becomes a living source of knowledge that resonates with the daily experiences of the students, the school and the community. Our research thus seeks to contribute to the formation of aware and culturally sensitive citizens.

KEYWORDS: Indigenous literature. Indigenous school. Amazonia. Manga community. Karipuna

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Publicado

07-08-2024

Edição

Seção

Dossiê Literaturas indígenas nas escolas e universidades do Brasil: presenças/ausências, circulação e principais abordagens teóricas e metodológicas