Análise dos contos "Hariporia, a origem do açaí" e "Amor originário": reflexões sobre a Literatura Indígena em sala de aula
Analysis of the short stories "Hariporia, the origin of açaí" and "Amor originário": reflections on Indigenous Literature in the classroom
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v1i45.43949Resumo
A obra Nós: uma antologia de literatura indígena é um compilado de dez contos escritos por diferentes autores indígenas brasileiros pertencentes a etnias diversas. Por ser de fácil acesso e mobilizar alguns recursos didáticos, esse livro faz-se pertinente para o ensino de literatura, que deve oferecer aos estudantes diversidade na composição estética e na representação social. O objetivo deste artigo, assim, é analisar dois contos da antologia, “Hariporia, a origem do açaí”, de Tiago Hakiy, e “Amor Originário”, de Aline Ngrenhtabare L. Kayapó e Edson Kayapó, tendo em vista a aplicação desses textos em sala de aula. Esta análise é baseada numa perspectiva de literatura oriunda dos autores indígenas que escrevem na atualidade, como Graça Graúna (2014) e Tiago Hakiy (2018), e numa perspectiva de ensino que busque a interculturalidade.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura indígena. Ensino de Literatura. Interculturalidade.
Analysis of the short stories "Hariporia, the origin of açaí" and "Amor originário": reflections on Indigenous Literature in the classroom
ABSTRACT: The book "Nós: uma antologia de literatura indígena" (We: an anthology of indigenous literature) is a compilation of ten short stories written by different indigenous Brazilian authors from different ethnic groups. Because it is easily accessible and mobilizes some didactic resources, this book is pertinent for teaching literature, which should offer students diversity in aesthetic composition and social representation. The aim of this article is to analyze two short stories from the anthology, "Hariporia, a origem do açaí" by Tiago Hakiy and "Amor Originário" by Aline Ngrenhtabare L. Kayapó and Edson Kayapó, with a view to applying these texts in the classroom. This analysis is based on a perspective of literature from indigenous authors writing today, such as Graça Graúna (2014) and Tiago Hakiy (2018), and on a perspective of teaching that seeks interculturality.
KEYWORDS: Indigenous literature. Literature teaching. Interculturality.
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