NOTAS SOBRE RECUSA, INVENTORS E PAIDEUMA SONORO EM MÚSICA DE INVENÇÃO, DE AUGUSTO DE CAMPOS

Autores

  • Marcus Vinícius Marvila da Neves Ufes

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.6537

Resumo

Discutiremos, sob a perspectiva da recusa e da invenção, o livro de crítica musical de Augusto de Campos, Música de invenção, lançado em 1998, de suma importância para os leitores/ouvintes apreciadores da música experimental do século XX. Desta maneira mapearemos o que chamamos de paideuma sonoro do poeta reunido nesta seleta de artigos anteriormente publicados em cadernos de jornais e revistas especializadas. Tomaremos como fortuna crítica Aguilar (2005), Gubernikoff (2004), Pound (1977), Caesar (2007), Nascimento (2005), Antunes (2003), além dos textos introdutórios do próprio Augusto de Campos, Verso, reverso, controverso (1979/2009) e Poesia da recusa para evidenciar que a postura adotada pelo poeta em Música de invenção sempre fez parte de todo o seu projeto estético.

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Publicado

20-12-2011