MÚSICA E POESIA: UMA LEITURA INTERSEMIÓTICA DE PAUL CELAN
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.6761Resumo
Os meios de expressão artística são sempre permeáveis a uma leitura intersemiótica. A expressão poética pretendida pelo autor pode ser conseguida usando recursos de vários meios. Neste trabalho comenta-se a leitura intersemiótica de algumas formas de poesia, especialmente do texto Fuga da morte (Todesfuge) de Paul Celan, objetivo específico de análise. A estrutura contrapontística da Fuga, o gênero que mais caracteriza a música barroca, é examinada juntamente com a poética de Celan. Outras linguagens artísticas são cotejadas com a poética musical do poeta alemão, que, contradizendo Adorno, provou que não só é possível como necessário fazer poesia depois da experiência “eugênica” de extermínio das raças “impuras”, levada a efeito pelo III Reich.Downloads
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Publicado
19-12-2004
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Seção
Artigos (Dossiê)
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