O PÓS-COLONIALISMO EM O ALEGRE CANTO DA PERDIZ, DE PAULINA CHIZIANE: PONTOS CONVERGENTES
DOI:
https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.8723Resumo
RESUMO: Este estudo examina a obra O alegre canto da perdiz (2008), da escritora moçambicana Paulina Chiziane, sob o viés do diálogo entre ficção e teoria pós-colonial. O posicionamento crítico e muitas vezes clarividente do texto, aplicável a várias das teorias pós-coloniais, permite-nos ilustrar as fases elencadas por Hall (2003), Bhabha (2013), Bonnici (2012) e Russel (1984), que compõem o sujeito, aqui inscrito não apenas pela visão da crítica (escritores e classe intelectual como um todo), como também em reflexibilidade ficcional de personagens e suas consequentes tramas. Um estudo, portanto, bibliográfico e comparativo, que ascende mais uma possibilidade de leitura a partir de um objeto literário.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura moçambicana pós-colonial. Narrativa moçambicana – Paulina Chiziane. Paulina Chiziane – O alegre canto da perdiz.
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