ENTRE A VOZ E A LETRA: AS NARRATIVAS PERFORMÁTICAS DE GUIMARÃES ROSA E MIA COUTO

Autores

  • Telma Borges Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes
  • Zildete Lopes de Souza Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.8793

Resumo

RESUMO: O escritor brasileiro, Guimarães Rosa, e o moçambicano, Mia Couto, procuram, a partir da narração performática, materializar no texto literário a tradição oral, retomando em suas produções literárias a performance narrativa dos contadores de estórias de ambas as culturas. O objetivo deste estudo é propor um diálogo entre os livros de contos: Primeiras estórias, de Guimarães Rosa, e Vozes anoitecidas, de Mia Couto, na perspectiva de seus narradores. Apesar da diferença espaço-temporal que separa essas duas obras, elas mantêm entre si um intenso diálogo. Ambas são semelhantes no que se refere aos recursos utilizados em sua construção como, por exemplo, a singularidade da linguagem, a prosa poética e a tradição oral, fio condutor dessas duas narrativas. Evidenciaremos de que forma a tradição oral está inserida na criação estética desses escritores. Para isso, serão apreciados os contos “Luas de Mel”, de Guimarães Rosa, e “Patanhoca, o cobreiro apaixonado”, de Mia Couto.

PALAVRAS-CHAVE: Literatura e tradição oral. Narração performática literária. Guimarães Rosa – Primeiras estórias. Mia Couto – Vozes anoitecidas.

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Publicado

03-12-2014