As ONGs no campo da hanseníase e a agência do paciente

Authors

Abstract

Este artigo discorre as condições de agência e de reconhecimento do paciente de hanseníase a partir de um recorte institucional conforme os conceitos de campos científicos, bens simbólicos e habitus da sociologia de Pierre Bourdieu. Ele se baseia em fontes discursivas relacionadas nos Index Medicus e Catalogue, PUBMED, artigos e registros da historiografia da lepra publicada pela FIOCRUZ em 2003 e em fontes primárias sobre os congressos e simpósios nacionais e internacionais da hanseníase desde 1897. O artigo apresenta a configuração do campo institucional e científico da hanseníase e descreve as diversas organizações envolvidas na hanseníase e suas relações de influência na produção de conhecimentos, práticas e técnicas do campo.  Discute as possibilidades de agência do paciente e de reconhecimento nesse campo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Zoica Bakirtzief da Silva Pereira, Professora Externa Dep. Educação UFSM

Doutora em Psicologia, foi  bolsista do Programa Nacional de Posdoutorado/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa (UFSM), professora externa no Dep. de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Integrante do Grupo Tarefa sobre Saúde Mental e Doenças Negligenciadas do United to Combat NTD coalition (http://unitingtocombatntds.org/ ). Integrante do Comitê Técnico Assessor Internacional do Projeto de Pesquisa PEP++ (Brasil, Índia e Indonésia). Integrante do grupo de pesquisa LABIS -Laboratório de Investigação Sociológica- da UFSM. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: representações sociais sobre saúde e doença e práticas institucionais em campos médico-científicos. Coordenou projeto de pesquisa multicêntrico para construção e validação da Participation Scale (Escala de Participação) para auferir o grau de restrição a participação social que se encontra traduzida para mais de 23 idiomas (https://www.infontd.org/toolkits/nmd-toolkit/participation-scale). Tem atuado na formação docente para educação profissional e tecnológica. Tem prestado assessoria técnica e científica `a organizações de fomento ao desenvolvimento e a promoção da saúde nacionais e internacionais como a NHR, AIFO, DAHW, tendo sido, também, coordenadora nacional da American Leprosy Missions - ALM.

Ricardo Mayer, Universidade Federal de Santa Maria

É Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2005), possui mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992). Realizou doutoramento sandwich no Centre dAnalyse et dIntervention Sociologiques de LÉcole des Hautes Études en Sciences Sociales - CADIS - EHESS (2002-2003). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria, lotado no Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Sociais e Humanas - CCSH. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Santa Maria - PPGCS-UFSM e editor da Século XXI - Revista de Ciências Sociais, periódico científico do PPGCS-UFSM. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em teoria sociológica, sociologia política e sociologia do trabalho concentrando-se especialmente nos seguintes temas: as dimensões simbólicas da desigualdade e seus desdobramentos em termos da construção social de hierarquias de valor, de sentimentos morais e de reconhecimento denegado, bem como, sobre questões relacionadas ao mundo trabalho, à ação coletiva e ao protesto social contemporâneo. 

Published

28-01-2022

Issue

Section

Dossiê:História da Saúde e das Doenças