Globalização e harmonização: a derrubada dos muros entre os sistemas de Direito
DOI:
https://doi.org/10.23871/dimensoes-n39-18625Resumen
Este artigo constitui a apresentação do dossiê “Constitucionalismo e soberania: justiça e juízes na cultura política liberal”. O constitucionalismo, desde o Oitocentos, passou a guiar comportamentos políticos na sociedade ocidental. Neste número da revista Dimensões pretendeu-se debater os diferentes conceitos de soberania, nacional ou popular, implícitos no liberalismo. Pretende-se abordar igualmente a construção da cidadania tanto da perspectiva das transformações promovidas pelo Estado, quanto aquelas proporcionadas pelos movimentos sociais. Objetivou-se, assim, contemplar os dilemas da participação política, bem como o papel do Judiciário e seus agentes na consolidação do constitucionalismo como cultura política ocidental.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
29-12-2017
Número
Sección
Dossiê: Constitucionalismo e soberania: justiça e juízes na cultura política liberal
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).