Entre as Luzes e a Escuridão

O Florescer das Obras e Inovações em Tempos de Pandemia

Autores

  • João Ferreira Sobrinho Júnior Universidade Federal de Goiás
  • Cristina de Cássia Pereira Moraes Universidade Federal de Goiás

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo identificar obras ou invenções proeminentes que foram produzidas em vários campos da atividade humana durante tempos de isolamento social por conta de pandemias através da história. Para responder a tal cenário se dispôs  de pesquisa documental e bibliográfica a partir de artigos científicos, documentos oficiais e sites da internet para o levantamento e coleta dos dados, e enfim dispô-los por meio de um quadro demonstrativo. E como resultado se levantou que muito embora a necessidade do isolamento social em tempos de pandemia, obras e inovações marcantes para a história humana no ontem e no hoje foram apresentados ao mundo por meio de homens como: Newton, Shakespeare e Boccaccio, dentre outros. Nos tempos atuais, em relação a pandemia da COVID-19, vislumbra-se que muito se deve estar sendo produzido, mas, somente brevemente saberemos de tais obras e inovações que influenciarão o presente e o futuro do homem. Conquanto, podemos apontar algumas fagulhas que já podem ser visualizadas no atual cenário da pandemia, a saber: o avanço na fabricação de imunizantes; a desinformação; a naturalização da vigilância individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Ferreira Sobrinho Júnior, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Acre (2009), graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Acre (2005), além de especialização em Planejamento e Gestão Escolar (2007), como também, mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011) e cursa atualmente Doutorado na Universidade Federal de Goiás. É servidor público no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal de Goiás.Tem experiência no ensino mediado por tecnologia.

Cristina de Cássia Pereira Moraes, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Faculdade de Ciencias Humanas e Filosofia de Araguari (1985), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutorado em Historia das Idéias pela Universidade Nova de Lisboa (2005). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia, atuando principalmente nos seguintes temas: religiosidade, trabalhadores, ensino, irmandades e administração portuguesa. Desde 2010 atuamos com educação a distancia pela UAB trabalhando com projetos de extensão e educação continuada para professores da rede publica da educação basica em parceria com a CAPES/CNPq.

Downloads

Publicado

28-01-2022