A construção da Perimetral Norte, na Amazônia brasileira, na década de 1970
DOI:
https://doi.org/10.47456/dim.v51i2.37578Palabras clave:
Amazônia, Perimetral Norte, grandes projetos, ditadura civil-militarResumen
Esta pesquisa busca compreender o processo de implementação de grandes projetos na Amazônia, durante a ditadura, enfocando a BR-210, conhecida também como Perimetral Norte. Assim, objetivou-se problematizar a Amazônia, durante a ditadura civil-militar, a partir de discursos e planos para a suposta integração, colonização e exploração por meio de projetos rodoviários. O estudo baseou-
se em discursos feitos por integrantes do regime como presidentes, generais e políticos envolvidos nos projetos para a Amazônia e a partir de fontes obtidas por meio de investigações no âmbito digital e espaço físico utilizando e problematizando fontes históricas como jornais, revistas, transcrições de discursos, documentos oficiais e mapas. A metodologia utilizada foi qualitativa, fazendo interpostos entre pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e análise do conteúdo. O resultado da pesquisa mostra que o plano de integração pensado pelos governos de militares para a BR-210 estava em desacordo com a realidade do território e financeira, desrespeitando povos, terras e biomas, em uma obra construída sem planejamento adequado.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores mantém os direitos autorais das ideias contidas nos trabalhos e concedem à revista o direito de publicação. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os textos da revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND).