ARTE EXTRAMUROS NO BRASIL: A confluência entre espaço urbano e instituição cultural na formação da ver- tente artística extramuros no Brasil

Autores

  • Sylvia Furegatti UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i9.11364

Resumo

A formação das vertentes artísticas instaura­das no espaço aberto e urbano contemporâneo nos conduz à investigação das frestas de pas­sagem geradoras de seus elementos de funda­ção, já dispostas pelo Modernismo. O encontro recíproco entre o artista e a obra, espectador e ambiente iniciados nesse momento histórico e estético cria uma tríade dinâmica que se revela como chave de compreensão da organização da arte extramuros intensificada pela produção ar­tística, a partir da década de 1960.

Permeada pela questão espacial, essa tríade su­gere forte conexão com os valores da expressão artística tridimensional. A primeira metade do século XX traz os primeiros exemplos interna­cionais conhecidos tais como Comer Relieve de Tatlin (1915); Merzbau de Kurt Schwitters (1933-1943); dentre outros que, guardam em comum a condição tridimensional pautada pela investigação de seu espaço de apresentação, bem como a relação física do trabalho conduzi­da pelo encontro direto com o espectador. [...]

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Publicado

31-10-2015

Como Citar

Furegatti, S. (2015). ARTE EXTRAMUROS NO BRASIL: A confluência entre espaço urbano e instituição cultural na formação da ver- tente artística extramuros no Brasil. Revista Farol, 9(9), 77–88. https://doi.org/10.47456/rf.v1i9.11364

Edição

Seção

Artigos