O olhar e a trama do texto: diagramas lógicos e visuali-dade plástica da comunicação e expressão verbais
Resumo
A técnica de nossos maiores dicionários apresentarem uma definição de um vocábulo sempre com o recurso do exemplo de extratos de texto sempre nos soou como sintomático. Como um sintoma de uma dependência da significação a uma certa poética, ou densidade quase-matérica e expressiva e que visa a si mesma, da linguagem, e a uma certa contextualização que tentamos, não diríamos analisar, mas escrever-corn, para transcriar seus mecanismos de funcionamento, talvez no sentido dos Irmãos Campos quando reconstroem um poema em outra língua, mantendo suas características, suas relações, suas proporções fônicas, imagéticas e de sentido, mas não necessariamente trazendo para o texto os correlatos literais encontráveis, por exemplo, em dicionários de língua. [...]Publicado
16-11-2015
Edição
Seção
Ensaios
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.
Como Citar
PACHITO, Ernesto de Souza. O olhar e a trama do texto: diagramas lógicos e visuali-dade plástica da comunicação e expressão verbais. Farol, [S. l.], v. 1, n. 7, p. 120–122, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/farol/article/view/11471. Acesso em: 13 jan. 2026.