A perda da contemplação serena e a percepção colaborativa num piscar de olhos
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i14.11672Resumo
A partir dos modos de figurar o corpo, procuro discutir a noção de presença na experiência artística como algo indissociável da ideia de colaboração. Com a proposição de uma discussão ampliada sobre a presença colaborativa do espectador, busco certa aproximação do pensamento fenomenológico com os comentários de Didi-Huberman sobre o característico anacronismo no pensamento de Aby Warburg. Para esquivar-me da concentração nas especificidades de certas propostas contemporâneas, submeto a inclinação do corpo em figurar-se a um olhar histórico mais amplo, desde a figuração clássica à apreensão da presença do espectador como corpo figurado em obra.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.