Monstro íntimo: o problema contemporâneo do objeto através dos quadrinhos de Charles Burns.

Autores

  • Alexandre Linck Vargas UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i20.20772

Resumo

Sejam raças fabulosas que vivem nos confins da terra, sejam seres individuais na fronteira entre o animal e o divino, o monstro é o Outro. Porém, pela obra do quadrinista Charles Burns, sobretudo a trilogia Last look, e o rastro que nele advém, a experiência pelos quadrinhos do pós-guerra inscreve na contemporaneidade uma outridade não exterior, não objetal, um monstro íntimo. Busca-se, então, a partir de autores como Julia Kristeva e Peter Sloterdijk, com os conceitos de abjeto e nobjeto, respectivamente, pensar o espaço íntimo de transmissão do sujeito, do vir-a-ser-sujeito monstruoso. Uma questão estética que, da psicanálise à esferologia, apontará ao interior ocupado pelo monstro no contemporâneo.

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Biografia do Autor

Alexandre Linck Vargas, UNISUL - Universidade do Sul de Santa Catarina

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul, linha de pesquisa Linguagem e Cultura.

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Publicado

09-06-2019

Como Citar

Vargas, A. L. (2019). Monstro íntimo: o problema contemporâneo do objeto através dos quadrinhos de Charles Burns. Farol, 15(20), 122–131. https://doi.org/10.47456/rf.v1i20.20772

Edição

Seção

Artigos