A Marginal de Leça da Palmeira. Deambulações no tempo e pelo espaço, rumo à “artequitetura” de Siza
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.rf.2132.49255Palavras-chave:
Álvaro Siza Vieira, patrimônio arquitetônico, Porto de LeixõesResumo
Este artigo examina a evolução histórica, urbana e arquitetônica da Marginal de Leça da Palmeira (Portugal), desde o século XIX até a contemporaneidade, com ênfase na transformação impulsionada pelo Porto de Leixões e na intervenção seminal do arquiteto Álvaro Siza Vieira. Através de uma análise diacrónica, os autores exploram como a paisagem costeira, inicialmente marcada por atividades piscatórias e veraneio burguês, foi reconfigurada por infraestruturas portuárias e industriais, culminando no plano urbanístico de Siza (1960–1984). Este projeto, articulado através do conceito de "artequitetura", fusão orgânica de arquitetura, paisagem e arte, materializou-se em obras como a Casa de Chá da Boa Nova, o Memorial a António Nobre e a Piscina das Marés, que redefiniram a identidade do lugar. O texto ainda discute desafios contemporâneos, como a desativação da Refinaria da Sacor (2021) e a tensão entre preservação patrimonial e novas ocupações, sublinhando a fragilidade da fronteira entre espaço natural e humanizado.
Referências
ANDRADE, S. G.. Casa de Chá da Boa Nova regressa às origens. Público, edição de 18 de julho de 2014.
LOBO, M. S.. Planos de Urbanização. A Época de Duarte Pacheco. Porto: FAUP, 1995.
OLIVEIRA, J. M.. Leça da Palmeira: lazer e evolução urbana litoral entre finais do século XIX e meados do século XX. Revista da faculdade de Letras – Geografia, I série, vol. XV/XVI, Porto, pp. 97-115, 2000.
ORTIGÃO, R.. As Praias de Portugal. Guia do Banhista e do Viajante, Porto: Magalhães e Moniz Editores, 1876.
NOBRE, A.. Só, Porto: Tipografia de “A Tribuna”, 4ª Edição, 1921.
SOLÀ-MORALES, I.. Terrain Vague. Anyplace, Cambridge, MA: MIT Press, pp. 118-123, 1995.
TOSTÕES, A.; FERNÁNDEZ, S. (Orgs.). Inquérito à Arquitectura do Século XX em Portugal. Lisboa: Ordem dos Arquitetos, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 José Guilherme Abreu, Mário Mesquita

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.