Desenho-ação:

processos interdisciplinares de criação

Autores

  • José Carlos Suci Junior Instituto de Artes da UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30723

Palavras-chave:

desenho; processo criativo; interdisciplinaridade

Resumo

O presente texto considera o procedimento da criação poética a partir da linguagem do desenho, que, autônomo, contamina outras linguagens (vídeo e fotografia), solidificando assim, a ideia de um pensamento em desenho que extrapola o grafismo sobre superfícies e se concretiza como ação, desdobrando-se, portanto, num processo interdisciplinar efetivo no percurso criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Carlos Suci Junior, Instituto de Artes da UNICAMP

Mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2016). Atualmente é doutorando
em Poéticas Visuais e Procedimentos de Criação no Instituto de Artes da UNICAMP.
Tem produção e pesquisa nas modalidades de desenho e vídeo e é atualmente representado
pela Galeria Virgilio/SP. Possui obras em alguns acervos públicos como MAC-USP e SESC Amapá.
Atua como artista visual, pesquisador e arte-educador no município de São Paulo/SP, SESC e
no Ensino Superior. Site: www.juniorsuci.com

Referências

GIOIA, Mario. Ineficiências. São Paulo: Galeria Virgilio, 2015.

HOCKNEY, David. El gran mensage – conversaciones con martin gayford. Madrid: La fabrica editorial, 2011.

PITTA, Fernanda. Necessidade do objeto. São Paulo: Catálogo da exposição realizada no Centro Universitário da USP Mariantônia, 2011.

RODRIGUES, Ana Leonor Madeira. O que é desenho. Quimera: Lisboa, 2003.

___. O observador observado. Caleidoscópio: Casal de Cambra, 2016.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2013.

SERRA, Richard. Heloisa Espada (org.). Richard Serra: escritos e entrevistas (1967-2013) São Paulo: IMS, 2014.

Downloads

Publicado

26-10-2020

Como Citar

Suci Junior, J. C. . (2020). Desenho-ação: : processos interdisciplinares de criação. Farol, 14(19B), 23–31. https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30723

Edição

Seção

Seção Temática