Desenho-ação:

processos interdisciplinares de criação

Autores

  • José Carlos Suci Junior Instituto de Artes da UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30723

Palavras-chave:

desenho; processo criativo; interdisciplinaridade

Resumo

O presente texto considera o procedimento da criação poética a partir da linguagem do desenho, que, autônomo, contamina outras linguagens (vídeo e fotografia), solidificando assim, a ideia de um pensamento em desenho que extrapola o grafismo sobre superfícies e se concretiza como ação, desdobrando-se, portanto, num processo interdisciplinar efetivo no percurso criativo.

Biografia do Autor

  • José Carlos Suci Junior, Instituto de Artes da UNICAMP

    Mestre em Poéticas Visuais pelo Instituto de Artes da UNICAMP (2016). Atualmente é doutorando
    em Poéticas Visuais e Procedimentos de Criação no Instituto de Artes da UNICAMP.
    Tem produção e pesquisa nas modalidades de desenho e vídeo e é atualmente representado
    pela Galeria Virgilio/SP. Possui obras em alguns acervos públicos como MAC-USP e SESC Amapá.
    Atua como artista visual, pesquisador e arte-educador no município de São Paulo/SP, SESC e
    no Ensino Superior. Site: www.juniorsuci.com

Referências

GIOIA, Mario. Ineficiências. São Paulo: Galeria Virgilio, 2015.

HOCKNEY, David. El gran mensage – conversaciones con martin gayford. Madrid: La fabrica editorial, 2011.

PITTA, Fernanda. Necessidade do objeto. São Paulo: Catálogo da exposição realizada no Centro Universitário da USP Mariantônia, 2011.

RODRIGUES, Ana Leonor Madeira. O que é desenho. Quimera: Lisboa, 2003.

___. O observador observado. Caleidoscópio: Casal de Cambra, 2016.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Intermeios, 2013.

SERRA, Richard. Heloisa Espada (org.). Richard Serra: escritos e entrevistas (1967-2013) São Paulo: IMS, 2014.

Downloads

Publicado

26-10-2020

Edição

Seção

Seção Temática

Como Citar

Desenho-ação: : processos interdisciplinares de criação. (2020). Farol, 14(19B), 23-31. https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30723