Processos criativos de cantores em redes através de entrevistas como documentos de processo

Autores

  • Lucila Romano Tragtenberg PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30724

Palavras-chave:

Processos de Criação; Transcriação; Redes; Documentos de Processo; Canto

Resumo

Os processos de criação da interpretação de cantores da música erudita serão aqui abordados a partir do material de entrevistas que realizamos com cantores de nosso cenário musical. Traremos alguns tópicos de generalizações que foram por nós retirados das entrevistas a fim de tornar visível a dimensão da criação como transcriação em rede nos seus processos, refletindo e analisando os documentos de processo com base nos recursos de Redes da Criação e da Crítica de Processos de Salles (2006, 2010).

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Biografia do Autor

Lucila Romano Tragtenberg, PUC-SP

Mestra em Canto pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997).
Doutora (2012) em “Processos de Criação” pelo curso de Comunicação e Semiótica da PUC-SP.
É professora de Voz e de Canto na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) nos
cursos de Graduação (teatro, dança, performance) e Extensão. Professora de Técnica e Criação
Vocal na Casa das Rosas (SP). Soprano solista em música de câmara, contemporânea, ópera e
multimidia. Preparadora vocal de grupos de teatro e performance.. Líder do grupo de pesquisa
Criação, Transcriação e Voz da PUC-SP, cadastrado no CNPq. Participa também do grupo de
pesquisa GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre
Arte, Ciência e Tecnologia da UNESP.

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Publicado

26-10-2020

Como Citar

Tragtenberg, L. R. . (2020). Processos criativos de cantores em redes através de entrevistas como documentos de processo. Revista Farol, 14(19B), 40–47. https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30724

Edição

Seção

Seção Temática