Arquivos de criação de Roberto Alencar:

uma dramaturgia contemporânea

Autores

  • Wagner Miranda Dias PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30731

Palavras-chave:

Processo de criação; Corpo, Desenho; Grotesco; Comunicação

Resumo

O artigo investiga os percursos de criação do artista do corpo – teatro, dança e performance – Roberto Alencar, refletindo sobre a produção das características do grotesco em seu trajeto criativo, perscrutando os procedimentos que envolvem seu pensamento e prática, destacando as relações entre desenho e corpo. Os conceitos de beleza e de feiura, que estão no âmago das definições do grotesco, têm rendido inúmeros debates e teorias ao longo da história e abrangem diversas áreas de conhecimento. A partir do corpo grotesco, os sistemas morais são subvertidos e distorcidos, e torna-se clara a relação íntima entre a arte, a vida e a morte. Os sentidos que o grotesco propõe servem de modo muito eficiente à análise de alguns processos criativos de Alencar ligados às relações entre seus desenhos de corpos e o corpo que vai para a cena. Seus estudos de corpos prenunciam experiências com o monstruoso e grotesco pelo qual ele se interessa intensamente. Essa análise foi feita a partir do estudo de documentos de processos criativos – cadernos, desenhos e escritos – de Alencar, criados no desenvolvimento de seu trabalho, à luz das teorias de Cecília Almeida Salles sobre crítica de processos de criação, que tem como base a semiótica de C.S. Pierce e propõe diálogos com autores como Victor Hugo, Vsevolod Meyerhold e Mikhail Bakhtin.

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Biografia do Autor

Wagner Miranda Dias, PUC-SP

Doutorando em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Bolsista Capes. Mestre em Comunicação
e Semiótica pela PUC SP. Especialista em História da Arte - Teoria e Crítica pela FPA (Faculdade
Paulista de Artes). É ator formado na Casa das Artes de Laranjeiras / CAL, no Rio de Janeiro.
Integra o Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, coordenado pela Profa. Dra.
Cecilia Almeida Salles. É professor convidado na Pós-graduação em História da Arte da Faculdade
Paulista de Arte; artista visual, diretor de teatro, ator, cenógrafo, figurinista e performer.

Referências

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento – O Contexto de François Rebelais. São Paulo: Editora Universidade de Brasília, 1987.

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SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Editora Intermeios, 2011.

___. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.

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Publicado

26-10-2020

Como Citar

Dias, W. M. . (2020). Arquivos de criação de Roberto Alencar: : uma dramaturgia contemporânea. Revista Farol, 14(19B), 102–110. https://doi.org/10.47456/rf.v2i19B.30731

Edição

Seção

Artigos