o espaço, ou a experiência das distâncias
a poética dntr° [dentro]
DOI:
https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.30909Palavras-chave:
arte contemporânea, arte e tecnologia, instalação, espaço expositivoResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre o processo poético que envolve a produção artística DNTR° [dentro]. Apresentada ao público em 2018, a instalação oferece uma experiência participativa, na qual as percepções habituais de uma galeria são alteradas através de imagens digitais. No processo, objetiva-se a transformação da experiência física do espaço expositivo, por meio de uma variabilidade visual, sonora e tátil da imagem. No fazer, diferentes elementos são organizados na sala de exposição relacionando-se através do conceito de dispositivo poético, a fim de produzir pensatividade sobre a presença do espectador na geração da própria obra
Downloads
Referências
CASTILLO, Sonia Salcedo Del. Arte de expor: curadoria como expoesis. Rio de Janeiro: Nau Ed., 2014.
CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do museu. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Ser crânio: lugar, contato, pensamento, escultura. Belo Horizonte: C / Arte, 2009.
KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
NANCY, Jean-Luc. Arquivida: do sensciente e do sentido. São Paulo: Iluminuras, 2014.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.
RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores de trabalhos submetidos à Revista Farol autorizam sua publicação em meio físico e eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos, atestam sua orignalidade, autoria e ineditismo.