Avenida Brasília Formosa

Afetos e Encontros

Autores

  • Christine Mello PUC-SP/FAAP
  • Katrin Riato PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.32690

Palavras-chave:

Gabriel Mascaro, cotidiano, performance, cinema contemporâneo, brodagem

Resumo

Em Avenida Brasília Formosa (2010) o diretor Gabriel Mascaro realiza uma série de tensionamentos relacionados ao cinema contemporâneo por meio de atravessamentos artísticos e midiáticos, linguagens em trânsito, processos e contaminações entre tecnologia, arte e vida.  Como uma forma de reflexão sobre a cena contemporânea, esse artigo busca analisar os processos do cinema acerca das produções colaborativas (brodagem), a produção de subjetividade através da mediação da câmera com o corpo, a performance, as hibridizações entre linguagens, os novos modos de produção de presença e as ações micropolíticas no cotidiano.

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Biografia do Autor

Christine Mello, PUC-SP/FAAP

Crítica, curadora, pesquisadora e professora em Comunicação e Arte. Autora e organizadora de Extremidades: experimentos críticos - redes audiovisuais, cinema, performance, arte contemporânea (Estação das Letras e Cores, 2017), é autora também de Extremidades do vídeo (Senac, 2008) e coautora de Tékhne (MAB, 2010). Pós-doutora em Artes (ECA-USP), é doutora e mestre em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). É professora do PPGCOS (PUC-SP) e da Pós-Graduação Lato Sensu em Fotografia e Artes Visuais da FAAP-SP.

Katrin Riato, PUC-SP

Mestranda em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), graduada em Comunicação Social com habilitação Rádio e TV (FAAP), atriz formada pelo Studio Fátima Toledo e integrante do Grupo de Estudos Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea, coordenado por Christine Mello.

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Publicado

26-10-2020

Como Citar

Mello, C., & Riato, K. (2020). Avenida Brasília Formosa: Afetos e Encontros. Farol, 16(22), 139–153. https://doi.org/10.47456/rf.v1i22.32690

Edição

Seção

Artigos