Kogróg

o processo coletivo de criação de pintura em um cesto Kaingang

Autores

  • Sheilla P. Dias de Souza UEM
  • Maria Vitória Neri UEM
  • Sanda Kokrog Ninvaia Glicério
  • Raquel Rodrigues de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.37152

Palavras-chave:

Cocriação artística, Cultura Kaingang, Cestaria, Cultura indígena, Pintura

Resumo

Este texto foi escrito a partir de metodologias associadas ao decolonialismo nas artes, ao conceito de epistemicídio, à pesquisa em artes e à autoetnografia, com as quais buscou-se promover uma criação coletiva entre estudantes de Artes Visuais e professores Kaingang 5 . Trata-se da análise de uma pintura realizada coletivamente sobre um cesto Kaingang, com o objetivo de compartilhar vivências distintas e promover maior conhecimento sobre a cultura Kaingang, sem tirar o protagonismo indígena.

Biografia do Autor

  • Sheilla P. Dias de Souza, UEM

    Professora adjunta na Universidade Estadual de Maringá (UEM), membro do coletivo Kókir e da Associação Indigenista – ASSINDI -  Maringá.

  • Maria Vitória Neri, UEM

    Estudante no curso de graduação em Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Artista multimídia.

  • Sanda Kokrog Ninvaia Glicério

    SProfessora Kaingang no Colégio Estadual Gregório Kaekchot na Terra Indígena Ivaí (PR).

  • Raquel Rodrigues de Jesus

    Professora no Colégio Estadual Gregório Kaekchot na Terra Indígena Ivaí (PR).

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Publicado

20-06-2022

Edição

Seção

Seção Temática

Como Citar

Kogróg: o processo coletivo de criação de pintura em um cesto Kaingang. (2022). Farol, 17(25). https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.37152