Criação compartilhada na pintura sobre cestaria Kaingang

Autores

  • Isabella Pires Vertuam Martins UEM
  • Jussara Padilha
  • Raquel Rodrigues de Jesus

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.37157

Palavras-chave:

Arte e cultura Kaingang, Criação compartilhada, Cestaria

Resumo

Este trabalho buscou na análise sobre o processo de pintura coletiva sobre o cesto, estabelecer associações entre a retomada de valores culturais Kaingang e a descolonização das artes na contemporaneidade. Os referenciais metodológicos partem da pesquisa em poéticas visuais, do pensamento decolonial e de estudos sobre aspectos cosmológicos da arte Kaingang. O processo colaborativo durante a criação compartilhada na pintura do cesto, permitiu a construção de pontes entre os saberes da cultura Kaingang e conceitos acadêmicos, no sentido de alinhavar elementos para o diálogo intercultural.

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Biografia do Autor

Isabella Pires Vertuam Martins, UEM

Estudante de graduação licenciatura em Artes Visuais, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Jussara Padilha

Professora indígena do Colégio Estadual Gregório Kaetchok, na Terra Indígena (T.I) Ivaí, no Paraná.

Raquel Rodrigues de Jesus

Professora do Colégio Estadual Gregório Kaetchok, na Terra Indígena (T.I) Ivaí, no Paraná.

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Publicado

20-06-2022

Como Citar

Martins, I. P. V. ., Padilha, J., & Jesus, R. R. de . (2022). Criação compartilhada na pintura sobre cestaria Kaingang . Revista Farol, 17(25). https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.37157

Edição

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Seção Temática

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