Imagens Invisíveis

Autores

  • Kennedy Piau DAV-UEL

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.37159

Palavras-chave:

Arte indígena, arte contemporânea, passado colonial

Resumo

Um redemoinho de questões aflorara e conduz este texto: por que a produção
imagética de determinados segmentos sociais tornaram-se (e tornam-se) invisíveis para o mundo
restrito da arte? Partimos de uma proposição de Argan sobre a arte como fruto do trabalho
articulando técnica/operacionalização e mente/intelecto/imaginação. Assim, analisamos alguns
aspectos da arte dos povos indígenas e sua apropriação pela arte contemporânea, promovendo
um debate com pé na ancestralidade e outra no sistema das artes que prometem certa
visibilidade a estes artistas invisibilizados pelo próprio sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kennedy Piau, DAV-UEL

Professor associado do Departamento de Arte Visual da Universidade Estadual de Londrina. O autor possui graduação em Educação Artística Habilitação em Artes Plásticas pela UFU, mestrado em Artes Visuais pela UFRGS e mestrado e doutorado em Humanidades pela Universidade Autônoma de Barcelona/ES. Foi Diretor de Patrimônio Cultural e de Ação Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina e Diretor da Casa de Cultura da UEL. Tem experiência na área de Política Cultural, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: poéticas visuais, culturas tradicionais, escultura, teorias da arte, arte-educação, política cultural e sistema das artes. Publicou em 2005 o livro "Políticas públicas e sistema das artes" pela EDUEL. Em 2009 recebeu o prêmio Bolsa Funarte de Produção Crítica sobre as Interfaces dos Conteúdos Artísticos e Culturas Populares. Publicou, em 2012, o livro "No Caminho dos Encantantes: Contaminações estéticas com a arte popular", edição da Eduel/Promic.

Referências

ARGAN Giulio Carlo e FAGIOLO, Maurizio. Guia de história da arte. 2. ed. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. Trad. M. F. Gonçalves de Azevedo. 159 p.

GARCIA, Maria Amélia Bulhões. Considerações sobre o sistema das artes plásticas. Porto Arte; revista do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n.3, ano 2: 26-34, maio 1991.

MERQUIOR, José Guilherme. Problemas de história da estética e de teoria da literatura, in Formalismo e Tradição: o problema da arte na crise da cultura. São Paulo: Forense - Universitário - Edusp, 1974.

SAUNDERS, Robert J. Arte educação (1). In: Teixeira Coelho. Dicionário crítico de política cultural; cultura e imaginário. São Paulo: FAPESP-Iluminuras, 1997. p.55-58.

Downloads

Publicado

20-06-2022

Como Citar

Piau, K. (2022). Imagens Invisíveis. Revista Farol, 17(25). https://doi.org/10.47456/rf.v1i25.37159

Edição

Seção

Seção Temática