Arte no exílio brasileiro

imagens interiores de Lasar Segall

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.37313

Palavras-chave:

Lasar Segall, arte, imigração e diáspora

Resumo

Lasar Segall (1889-1957), um artista judeu que teve uma existência nomádica e instável em contextos bastante diversos, expressou-se continuamente por meio daquilo que ele costumava chamar de “imagens interiores”. O termo designa ideias, visões e memórias que são marcadas por percepções e pensamentos. Este estudo é baseado numa análise crítica de algumas obras selecionadas de Lasar Segall, bem como de documentos textuais que ele escreveu. Numa tentativa de encontrar os vestígios que permitam compreender o conceito pictórico central de sua obra, o estudo objetiva enfatizar a importância da noção de ‘escritura entre mundos’ para a produção artística de Segall.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Rincon Caires, Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM

Possui graduação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e Especialização em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Atua como historiador no Instituto Brasileiro de Museus, associado ao Museu Lasar Segall.

Referências

BAHR, Hermann. Expressionismus. Munique: Editora Delphin, 1916.

CAIRES, Daniel Rincon. Lasar Segall e a perseguição ao modernismo na Alemanha e Brasil. In: COSTA, Helouise (Org.): A “arte degenerada” de Lasar Segall - Perseguição a arte moderna em tempos de guerra. Museu Lasar Segall: São Paulo 2018, p. 21.

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. A Arte de Segall. Folhetins de denúncia social. In: LAFER, Celso; CARNEIRO, Maria Luiza Tucci(Orgs.). Judeus e Judaísmo na obra de Lasar Segall. São Paulo: Ateliê, 2004; p. 35–66.

COHN-WIENER, Ernst: Die jüdische Kunst. Ihre Geschichte von den Anfängen bis zur Gegenwart. Berlim: Martin Wasservogel Editor, 1929.

D’ALESSANDRO, Stephanie. Wandering with the Moon. An Introduction to the Artistic Emigrations of Lasar Segall. In: D’ALESSANDRO, Stephanie; TAYLOR, Sue (Orgs.). Still More Distant Journeys. The Artistic Emigrations of Lasar Segall. Chicago: The David and Alfred Smart Museum of Art, University of Chicago, 1997 (Catálogo de exposição); p. 13–23.

D’ALESSANDRO, Stephanie; TAYLOR, Sue (Orgs.). Still More Distant Journeys. The Artistic Emigrations of Lasar Segall. Chicago: The David and Alfred Smart Museum of Art, University of Chicago, 1997 (Catálogo de exposição).

DÄUBLER, Theodor. Lasar Segall. Berlim: Editora Fritz Gurlitt de literatura judaica, 1920.

ETTE, Ottmar: ZwischenWeltenSchreiben. Literaturen ohne festen Wohnsitz. Berlim: Kulturverlag Kadmos, 2005.

FIERENS, Paul. Lasar Segall. Paris: Éditions des Chroniques du Jour, 1938.

GROHMANN, Will. Das Werk Lasar Segalls. In: Lasar Segall Katalog. Hagen: Folkwang Museum, 1920 (catálogo de exposição), sem página.

HORN, Gabriela. Segall und Deutschland. In: STAATLICHE KUNSTHALLE BERLIN. Lasar Segall 1891–1957. Malerei, Zeichnungen, Druckgrafik, Skulptur. Berlim: Staatliche Kunsthalle Berlin, 1990 (Catálogo de Exposição).

KLEIN, Mason. Lasar Segall: Jewish Museum. In: Artforum 36 (1998), Nr. 10, p. 130–131.

LAFER, Celso. Particularismo e universalidade. In: LAFER, Celso; CARNEIRO, Maria Luiza Tucci (Orgs.). Judeus e Judaísmo na obra de Lasar Segall. Ateliê: São Paulo 2004, p. 25–33.

MATTOS, Cláudia Valladão de. 60 Fotografias do Acervo. São Paulo: Museu Lasar Segall, 2013 (Catálogo de exposição).

MUSEU LASAR SEGALL. Aquarelas de Segall, olhar sereno, olhar aflito, múltiplos olhares. São Paulo: Museu Lasar Segall, 2006 (Catálogo de exposição).

NAVES, Rodrigo: A forma difícil - ensaios sobre arte brasileira. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SANTANA JÚNIOR, Fernando Oliveira. O Hebraico como Palavrimagem em algumas obras de Lasar Segall no contexto da revisão da crítica Segalliana sobre o Judaísmo e a Arte. In: Intersemiose. Revista Digital 2 (2013), Nr. 3, p. 148–190.

SCHWARTZ, Jorge. Fervor das vanguardas: Arte e literatura na América Latina. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

STAATLICHE KUNSTHALLE BERLIN. Lasar Segall 1891–1957. Malerei, Zeichnungen, Druckgrafik, Skulptur. Berlim: Staatliche Kunsthalle Berlin, 1990 (Catálogo de Exposição).

WOLFE, Edith. Exiled from the World. German Expressionism, Brazilian Modernism, and the Interstitial Primitivsm of Lasar Segall. In: FINGER, Anke; KATHÖFER, Gabi; LARKOSH, Christopher (Orgs.). Kultur Confusão. On German-Brazilian Interculturalities. Berlim/Boston: De Gruyter: 2015 p. 267–300.

Material de arquivo

Autoria não identificada. Letter from Paris. Nouvelle Presse (Genebra), (ALS 06321) 4/2/1938, Museu

Lasar Segall, São Paulo.

FERRAZ, Geraldo. Pogrom de Lasar Segall. (ALS 06321) Diário da Noite (SP) 23/9/1937, Datiloscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

SEGALL, Lasar. “Die Technik: Giotto – Cennini” (ALS 05946), Manuscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

___. “Ich erinnere mich, als ganz kleines Kind”(ALS 06065). Paris 1932, Datiloscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

___. “In der Kunst gibt es immer ein Suchen, Probieren” (ALS 06120), Rio de Janeiro 15/08/1933, Datiloscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

___. “Jüdische Kunst und jüdische Künstler (Zweite Fassung)” (ALS 06272), 1936, p. 2.

___. “Jüdische Kunst und jüdische Künstler” (ALS 06271), 1936.

___. “Jüdische Kunst und jüdische Künstler”(ALS 05723), Dresden, 1921–1922, Manuscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

___. “Lieber Oscher!”, (ALS 00486), Berlim, 19/02/1923, Datiloscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

____. “My Art is not just aesthetics” (ALS 06373), 1940–1948, Datiloscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

____. “Sehr geehrter Herr Zweig”(ALS 02737), Campos do Jordão, 27/12/1940, Datiloscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

____. “Vilna, minha cidade natal” (ALS 06500). 1949–1950, Datiloscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

____. Conferência “Arte, artistas e público”(ALS 06328) 15/8/1938; datiloscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

____. Introdução à Conferência na Vila Kyrial (ALS 05749) São Paulo, Datiloscrito, Museu Lasar Segall.

____. “Einige Worte über eine starke Begabung“. (ALS 06279) 1936, Datiloscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

____. ”In meiner Kunst zu werden” (ALS 05654). Dresden, 10/08/1911, Datiloscrito, Museu Lasar Segall, São Paulo.

Downloads

Publicado

15-06-2022

Como Citar

Caires, D. R. (2022). Arte no exílio brasileiro: imagens interiores de Lasar Segall. Revista Farol, 18(26), 141–156. https://doi.org/10.47456/rf.v18i26.37313

Edição

Seção

Artigos